Natal da Praça da Liberdade, em BH, homenageia a arte e o povo mineiro
Réplica iluminada do 14 Bis pilotada pelo Papai Noel, e os profetas de Aleijadinho reproduzidos em neon são alguns dos atrativos deste ano
A tradicional iluminação natalina da Praça da Liberdade em Belo Horizonte (MG) segue até o próximo dia 6 de janeiro. O projeto Luzes de Natal da Praça da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade: são 36 dias de luzes, espetáculos e imersões, atraindo um público de cerca de meio milhão de pessoas.
Neste ano, o projeto homenageia ícones das artes de MG e suas contribuições ao mundo. A proposta tanto da decoração quanto da programação tem como objetivo destacar riquezas e personagens que integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Ela evidencia o espírito criativo e libertário do povo mineiro e lança luzes, temas e conceitos inovadores e contemporâneos ao Circuito Liberdade.
As ações se expandem além da Praça da Liberdade, incluindo o Palácio da Liberdade, que receberá cenografia especial e uma programação de shows ao longo de todo o período, e os prédios da UEMG e do IEPHA, que terão iluminação integrada à proposta artística da Praça.
A Praça da Liberdade está transformada em um grande tabuleiro lúdico, dividida em cinco áreas que expressam elementos universais que dialogam com o Natal e a cultura de Minas. Elas abordam os temas Alma, Artes, Ciência e História, todas conectadas pela Alameda Travessia. Confira abaixo!
Espaço Alma
Neste local estão presentes elementos típicos do Natal representados em luzes, como um presépio de neon em tamanho natural, e o Coreto da Praça, que se transformará na Casa do Papai Noel, incluindo um espetáculo com neve artificial, que será realizado a cada 30 minutos. Árvores de natal em grandes proporções e um túnel multicolorido complementam a experiência imersiva, criando um caminho mágico.
Jardim da História
Prestará homenagem a um dos artistas mineiros mais reverenciados de todos os tempos, Aleijadinho. A reprodução iluminada dos Doze Profetas, conjunto de esculturas em pedra-sabão, produzidas entre 1800 e 1805 pelo artista para o adro da Igreja de Bom Jesus do Matozinhos, em Congonhas, será uma atração à parte. O Chafariz, outro ponto que chama bastante atenção do público, receberá uma intervenção com uma tecnologia de luzes que são acionadas de forma sequenciada, simulando pássaros em revoada.
Jardins das Artes
Contará com reproduções de obras de arte do acervo da futura Pinacoteca de Minas Gerais, com um recorte que remete ao Natal, em painéis de led, proporcionando um espetáculo à parte. O espaço conta, ainda, com uma instalação sonora que homenageia a tradição musical do Estado. O Jardim das Artes também receberá reproduções em neon de parte do conjunto arquitetônico de maior destaque em BH, como Mineirão, Viaduto Santa Tereza, Edifício Niemeyer, Serra do Curral e Igreja da Pampulha, entre outros.
Ciências
No quadrante dedicado à Ciência, a fonte da Praça será transformada por projeções a laser multicoloridas proporcionando um show de luzes em suas águas.
Alameda Travessia
Ela conecta todas as áreas da Praça da Liberdade, criando um céu de estrelas, e recebe escultura criada pelo artista plástico Zé do Arame, de Ouro Preto, uma reprodução do 14 Bis em homenagem a Santos Dumont, que se veste de Papai Noel e distribui presentes. A escultura conta com iluminação cênica com transições de cores, tornando-a dinâmica.