Lugar de Afeto, tom de rosa neutro e delicado, é a Cor do Ano da Coral
A Coral revelou hoje (14) sua Cor do Ano para 2024, um tom de rosa atemporal e elegante, chamado Lugar de Afeto.
Em um cenário de incertezas e mudanças constantes, é fundamental construirmos um santuário particular, um lugar onde seja possível nos sentirmos confortáveis e seguros. E qual melhor referência de acolhimento que a nossa casa, com espaços que podemos transformar para refletir nossa personalidade, gostos e singularidades? E se isso puder ser feito por meio das cores? Com o tema O Meu Lugar no Mundo, o Colour Futures 24, estudo de tendências de comportamento e de cores da AkzoNobel, fabricante da Tintas Coral, aponta a sua Cor do Ano: Lugar de Afeto. Discreta e elegante, inspirada pela leveza das penas e delicadeza das nuvens, é uma base sólida para diversas combinações.
“São duas décadas de Colour Futures capturando a essência de mudanças significativas nos gostos, anseios e prioridades da sociedade em toda a sua complexidade, refletindo os eventos do mundo real e fornecendo um contexto para cada época. Nesta edição, eu diria que, se uma cor pudesse abraçar sua casa, esta cor é, sem dúvida, Lugar de Afeto”, explica Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marketing e Cor para Tintas Decorativas da AkzoNobel.
“Quente e delicada, a cor de 2024 traz um toque de suavidade e aconchego à decoração, sem ser excessivamente romântica. É um tom rosa da paleta de neutros que traduz perfeitamente o sentimento de que a casa é um refúgio atemporal, ao mesmo tempo em que se encaixa perfeitamente nas tendências do momento”, afirma a executiva.
Com o conceito de “um espaço para chamar de seu”, os especialistas em design de cores do Centro de Estética Global da AkzoNobel buscaram cuidadosamente a cor perfeita do ano que pudesse transmitir a sensação de acolhimento e pertencimento.
Um grupo de profissionais multidisciplinares de diversos países compartilha com a empresa suas impressões em relação a aspectos sociais, culturais e comportamentais da atualidade para chegar na Cor do Ano, assim como nas paletas que a acompanham – todas sempre em harmonia com o tema central. No caso do Brasil, o país foi representado, mais uma vez, por Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, designers de Cores e Superfícies.
“Procuramos por uma cor suave e acolhedora que pudesse transformar qualquer casa em um refúgio pessoal para lidar com os desafios que cada um de nós enfrenta diariamente. Buscamos uma cor delicada e positiva para ser usada sozinha em um esquema de decoração simples ou em complementação à ampla gama de outras cores. Desenvolvemos uma coleção harmoniosa que ajuda a criar a atmosfera ideal para cada tipo de pessoa”, explica Heleen Van Gent, diretora criativa do Centro de Estética Global da AkzoNobel, sediado em Amsterdã.
Conheça as três tendências e paletas do Colour Futures 2024:
Tendência 1: Busca pelo pertencimento
O relatório Consumidor do Futuro da referência em análises de tendências WGSN aponta que “em 2024, a ideia de família será definida por quem você escolher manter por perto e não somente pela sua origem genética ou geográfica”. Essa percepção vem do fato de que a sociedade parece estar em um estado de mudança permanente. E qual o melhor espaço para começar essa adaptação contínua senão em casa, onde nos identificamos e colecionamos memórias?
Paleta de cores Busca pelo Pertencimento: tons terrosos globais são o complemento ideal para materiais naturais como argila, terracota e madeira, adicionando uma sensação de tranquilidade e alta dose de conforto. Fazem parte dessa paleta, ao lado da Cor do Ano, os tons Neutro Normandia, Coelho Branco, Cinza Tostado, Terra Prometida, Presente Romântico, Canto Barroco, Caixa de Chá, Bola de Basquete e Pedra Esculpida.
Thiago Oliveira
O apresentador de TV que recentemente se tornou pai, foi anunciado como representante dessa paleta de cores. Thiago fala abertamente sobre as questões de raça que permeiam a sua vida como homem negro e dialoga sobre representatividade nos espaços da mídia brasileira.
Tendência 2: Busca pela paz interior
Em um mundo cada vez mais complexo e caótico, experimentamos sobrecargas de informações, tarefas e responsabilidades. Precisamos encontrar um espaço onde possamos nos desconectar e limpar a mente, concentrando-nos no que realmente importa: luz, ar, natureza, amor. Em nossa casa, podemos criar um refúgio pessoal, focando nessas riquezas simples.
Paleta de cores da Paz Interior: inspirados nos tons das florestas e paisagens marítimas, os verdes e azuis suaves trazem clareza e uma sensação tranquila e relaxante para qualquer cômodo. Além disso, eles combinam perfeitamente com materiais naturais como madeira, cortiça e lã, verdadeiros tesouros da natureza que podem adicionar beleza e personalidade à casa. Além da Cor do Ano, a paleta é composta por Praça no Inverno, Folhas de Outono, Trevo Pálido, Lagoa Natural, Mina de Cascalho, Azul Pálido, Pico da Neblina, Azul Marinho Vibrante e Horizonte.
Thaila Ayala
Representando essa tendência está a atriz e modelo Thaila Ayala, mãe de dois filhos que compartilha nas redes sociais os desafios da maternidade, da manutenção do equilíbrio no dia a dia e da busca do autoconhecimento.
Tendência 3: Busca pelo contentamento
Estudos mostram que essas pequenas doses de alegria podem treinar nosso cérebro a pensar e a sentir de forma mais positiva. Nossas casas podem ser o lugar para celebrar esses momentos simples e prazerosos.
Paleta de cores do Contentamento: tonalidades suaves de lavanda e amarelos modernos para elevar o ânimo e trazer uma sensação de felicidade. Sem serem excessivas ou invasivas, essas cores funcionam perfeitamente com materiais naturais e são capazes de valorizar qualquer tipo ou coleção de móveis. Podem ser um pano de fundo positivo e revigorante para misturas criativas de objetos e flores para uma dose extra de charme. Os tons pastel modernos para usar ao lado da Cor do Ano são Sintonia Lilás, Calda de Pêssego, Paisagem do Deserto, Pomar Violeta, Rebento, Silêncio de Inverno, Tâmara, Trilha da Cachoeira e Pimenta do Reino.
Astrid Fontenelle
Positiva e alto astral, mãe de adolescente e conhecida por discutir na TV assuntos relacionados a comportamento, relacionamentos e atualidades, a apresentadora Astrid Fontenelle é quem representa essa paleta.