Um guia para ter uma decoração Art Déco

Ele enfatizou a modernidade e foi considerado elegante e funcional

Por Redação Atualizado em 8 dez 2021, 18h25 - Publicado em 10 dez 2021, 19h00
DecorAid/Reprodução

Apesar de muitos já terem ouvido falar na decoração Art Déco, nem todos conhecem sua história e elementos. Aplicar o estilo significa abraçar um período que foi popular tanto na América quanto na Europa durante as décadas de 1920 e 1930.

Como o Art Nouveau, o Art Déco afetou todas as áreas das artes decorativas, desde os interiores até a moda e o mercado automotivo. Além disso, sobreviveu aos anos 20, a Grande Depressão dos anos 30 e o conflito global que engolfou os anos 40.

Francesca Maiolino/the spruce

Ele finalmente caiu em desuso durante os anos 50, dando lugar ao visual aerodinâmico do estilo moderno Mid-century. Agora, o design icônico está ressurgindo com peças de época e reproduções, se tornando muito procurado. Se quer adicionar um toque Art Déco à sua casa, aqui estão os padrões, materiais e elementos que você deve procurar:

Padrões comuns 

 

Continua após a publicidade

Os padrões e temas arrojados, fluidos e simétricos do Art Déco simbolizam o progresso tecnológico em várias indústrias, de transporte à arquitetura, que transformaram a época.

Formas geométricas, lineares e angulares o caracterizam. O look é forte e ousado, por isso, quando você estiver procurando móveis ou acessórios foque em formas trapezoidais; escalonadas; de raios de sol; triangulares; padrões de ziguezague; de natureza estilizada; em divisa; curvas extensas; pessoas nuas sensuais, às vezes abstratas; e bordas pontiagudas e recortadas inspiradas em arranha-céus (como o edifício Chrysler, em Nova York).

Influência do turismo

 

Continua após a publicidade

Viajar para o exterior para participar de safáris ou visitar pirâmides antigas tornou-se popular durante a década de 1930. Essas viagens inspiraram muito o uso de padrões de animais e símbolos hieróglifos que são comumente encontrados neste tipo de decoração.

Veja também

Materiais comuns 

 

Continua após a publicidade

Certos materiais definem o design Art Déco. Por exemplo, o uso generoso de ouro e aço na arquitetura, móveis e acessórios homenageou a riqueza que as novas indústrias criaram na época.

Você também pode usar tecidos de estofamento sofisticados para assentos e cabeceiras de cama, como pele de tubarão, veludo e zebra; aço inoxidável, espelho e cromo, vidro e laca para móveis e acessórios; e madeira ébano, zebrawood e mármore para móveis e acessórios de alta qualidade.

Elementos

 

Continua após a publicidade

O Art Déco tem tudo a ver com fazer uma grande declaração na decoração e arquitetura de interiores. Se você ama e quer se cercar de um ou dois itens do período, é possível combiná-lo com outros estilos.

Você pode incorporar algumas peças curvilíneas ou espelhadas comuns neste design em uma sala com móveis tradicionais, adicionando interesse visual e um sabor único ao cômodo, por exemplo. Aqui estão os elementos a serem buscados:

Cores

 

Continua após a publicidade

As cores são marcantes, ousadas e costumam ser combinadas ou pontuadas com detalhes em prata de alto brilho, cromo ou preto. As favoritas incluem amarelos brilhantes e profundos, vermelhos, verdes, azuis e rosas.

Os tons mais suaves envolvem cremes e beges, muitos dos quais eram usados ​​em salas de estar, de jantar e quartos. Os neutros combinam bem com madeira polida e móveis laqueados, comuns na época.

Mobiliário

 

Continua após a publicidade

A mobília deve ser grande em escala, com silhueta aerodinâmica, mas carecem de babados ou detalhes intrincados. Grandes aparadores, armários e cadeiras de tamanhos generosos são típicos. A popularidade dos safáris na época inspirava móveis com padrões de madrepérola ou casco de tartaruga.

Pisos

 

Continua após a publicidade

Se você tem piso de madeira em padrão espinha de peixe ou parquet, ou com formas como raios de sol, você já possui elementos do design.

Outros em linóleo ou ladrilhos, como piso xadrez preto e branco ou padrões de cubos com desenhos de ilusão de ótica, são bem-vindos. Mas lembre-se que são frequentemente cobertos por grandes tapetes com desenhos.

Iluminação

 

Continua após a publicidade

Talvez uma das maneiras mais fáceis e atraentes de trazer o estilo para sua casa seja com luminárias que caracterizam o período – conhecidas por seus padrões geométricos e simétricos.

As peças com linhas modernas aerodinâmicas e silhuetas com detalhes mínimos; as com cúpulas feitas de vidro gravado ou cromado com formas escalonadas ou alongadas que representam arranha-céus; ou com cúpulas com formas em leque obscurecendo as lâmpadas são boas escolhas. 

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade