Elegância silenciosa: 5 ambientes em tons de cinza e preto
Ana Rozenblit, da Spaço Interior, apresenta projetos de hall, cozinha, suíte, home office e lavabo com paletas elegantes e sóbrias, compostas de preto e cinza.
Embora a arquitetura de interiores viva um período marcado por paletas mais suaves, com tons que remetem à natureza ou cores mais vivas e intensas, o preto e os tons de cinza seguem ocupando seu posto de destaque. “Sempre será um mix de requinte e o estilo contemporâneo nunca será datado”, define Ana Rozenblit, da Spaço Interior.
No décor de interiores, as cores são agentes diretos sobre nosso estado emocional. Segundo Ana, o preto é introspectivo, transmite o senso de firmeza e proteção, além de estimular a concentração. “Engana-se quem pensa que ele é responsável por diminuir o espaço e nos deixar tristes. A questão está em saber aplicar e eliminar os excesso”, analisa. Quando bem aplicado se torna uma afirmação de estilo e traz um apelo visual acompanhado por um certo mistério que reflete ousadia e segurança.
Já os tons de cinza percorrem uma escala mais suave e, dentro de um contexto monocromático, resultam em atmosferas que não saturam o olhar e imprimem uma elegância silenciosa. “Sem contar que o cinza, em especial, registra essa capacidade de sintonizar-se com tudo ao seu redor”, diz ela.
Acompanhe inspirações de projetos realizados do Ana:
Área gourmet
Pedras nas bancadas e marcenarias pretas criam uma composição impactante na área gourmet. As ripas dos teto criam um diálogo com os armários.
Home office

Neste projeto, o cinza mais claro foi explorado na marcenaria de efeito ripado e na bancada dupla para o home office.
Cozinha
Nesta cozinha, a marcenaria foi valorizada pelo estilo provençal dos armários e gavetas com puxadores rose. No projeto, a pujança do preto foi harmonizada com o branco da bancada e referência vintage do revestimento subway tile.
Suíte
Neste dormitório elaborado pela arquiteta Ana Rozenblit, o cinza predomina com sua presença desde a parede, cabeceira, cortina e enxoval de cama.
Já no banheiro da suíte, o revestimento com efeito de pedra introduziu a base mais clara para o protagonismo da bacia sanitária, marcenaria da bancada e os detalhes pretos como o toalheiro elétrico e a serralheria do box.
Lavabo
Atrás da porta mimetizada da área social, a arquiteta Ana Rozenblit, da Spaço Interior, elaborou um lavabo criativo e fora do convencional. O pórtico de drywall, pintado em tons de preto, abraça e valoriza a bancada com cuba esculpida de mármore, uma verdadeira escultura no ambiente. Além da luz indireta, o clima de surpresa do ambiente foi arrematado com um espelho orgânico.
Cozinha verde e azul: a tendência de decoração + dicas e inspirações
Parede atrás do sofá: 3 ideias criativas para decorar e valorizar a sala
Apartamento tem ambientes multifuncionais e quartos infantis temáticos
Parede em frente à cama: 4 jeitos criativos para aproveitar esse espaço do quarto
Dicas práticas para remover manchas nas axilas e preservar tecidos





