Qual a diferença entre estilo moderno e contemporâneo?

Os estilos são confundidos com frequência e, apesar de terem semelhanças, se referem a momentos diferentes do design

Por Redação Atualizado em 11 fev 2022, 20h58 - Publicado em 12 fev 2022, 13h00
Sala moderna com tapete branco, janela grande e lareira
Bespoke only/My Domaine

Muitos de nós usamos os termos “design moderno” e “design contemporâneo” de forma intercambiável – mas na verdade eles não significam a mesma coisa.

Qual é a diferença entre design moderno e contemporâneo?

 

A Farnsworth House de Mies van der Rohe Essentialhome/Reprodução

Enquanto o design moderno se refere a um movimento específico – o movimento modernista, que remonta ao final de 1800 e início de 1900 –, o design contemporâneo é um termo mais geral, referindo-se a estilos do presente e do futuro.

“O design moderno se refere a um movimento que começou no início do século 20 e durou até o pós-guerra”, diz Alessandra Wood, historiadora de design e vice-presidente de estilo da Modsy.

A Robie House de Frank Lloyd Wright Thoughtco/Reprodução

“O design contemporâneo, por outro lado, é um termo usado para descrever uma nova interpretação do movimento moderno. Esse estilo floresceu pela primeira vez nas décadas de 1980 e 1990″.

Unity Temple, em Chicago, Illinois. Hedrich Blessing Collection Chicago History Museum/Getty Images

Ambos os estilos tendem a ser bastante minimalistas, mas onde o design moderno é sobre função e acessibilidade, o design contemporâneo é mais livre com suas cores brilhantes, formas robustas e materiais elegantes. Estas são apenas algumas das maneiras pelas quais você pode diferenciar os estilos de design.

O que é Design Moderno?

O design moderno acena para o movimento modernista, que começou no final de 1800. O modernismo, por sua vez, era incrivelmente prático: favorecia móveis funcionais, adotava linhas limpas e reduzia ao mínimo a decoração desnecessária. “Os termos ‘menos é mais’ e ‘forma segue a função’ definem o movimento moderno”, diz Wood.

Home office com janelas brancas, mesa de madeira e planta
Ashley Montgomery Design/My Domaine

Algumas características do design moderno incluem linhas limpas, formas elegantes, materiais acessíveis (como fibra de vidro e madeira compensada), paletas restritas, detalhes naturais e pés de móveis afunilados.

Como deixar sua casa mais moderna

 

Dica 1: Coloque a Função em Primeiro Lugar

O design moderno é principalmente prático. Portanto, projete com a funcionalidade em mente. Considere como você gosta de usar seu espaço e quais móveis você precisa. Em seguida, abasteça-se de peças elegantes que fazem o trabalho.

Dica 2: prefira materiais acessíveis

O design moderno foi feito para as massas, por isso favoreceu materiais econômicos e fáceis de fabricar.

“O design moderno geralmente usa materiais que permitiam a fabricação industrial na época – por exemplo, aço tubular, fibra de vidro e madeira compensada”, explica Wood. Adquira uma mesa de compensado e algumas cadeiras de fibra de vidro e você estará a meio caminho de um espaço moderno.

Reprodução/dezeen

Dica 3: Use alguns móveis modernos clássicos

Existem alguns clássicos de design moderno que você ainda pode comprar hoje. “Adoro integrar peças icônicas, como cadeiras ou iluminação, em um espaço para criar um momento de drama”, diz Wood.

Aaron Taber, designer principal da Retro Interiors, concorda. “Amo incorporar móveis de estilo clássico de Knoll e Le Corbusier”, diz ele.

Continua após a publicidade

Taber diz que também procura peças clássicas e modernas, como armários com portas de laje limpas, mesas de centro em forma de rim e sofás de linhas quadradas. Mesmo que essas peças não venham de uma marca icônica, elas ainda são reconhecidamente modernas.

Reprodução/dezeen

Dica 4: Mantenha a decoração ao mínimo

Conhecido por suas linhas limpas e silhuetas elegantes, o design moderno é bastante minimalista. Então, na dúvida, não use. Mantenha os enfeites no mínimo. Curtis recomenda aquecer seu espaço com peças texturizadas e detalhes naturais.

Veja também

O que é Design Contemporâneo?

 

loft aconchegante com piso em madeira e paredes brancas. Mesa com cadeiras azuis. Balanço de interior.
Reprodução/Apartment Therapy

Como “design contemporâneo” se refere ao estilo du jour, sua definição está sempre mudando. Mas agora, usamos o termo para se referir a uma visão atualizada do design moderno. “Embora o design contemporâneo esteja em constante mudança, atualmente é um estilo que incorpora muitos acabamentos e materiais suaves e elegantes”, diz Curtis.

Algumas características do design contemporâneo incluem linhas limpas, formas grossas ou peculiares, materiais elegantes e industriais (como aço e vidro), cores fortes e móveis baixos.

Como tornar sua casa mais contemporânea

 

Projeto do escritório Très Arquitetura Divulgação/Casa.com.br

Dica 1: Use um sofá rebaixado

Móveis baixos – móveis que ficam no chão ou pairam logo acima – são os favoritos entre os designers contemporâneos. Então, uma maneira fácil de fazer seu espaço parecer contemporâneo? Use um sofá rebaixado.

Procure algo que seja volumoso e aconchegante, mas que ainda tenha as linhas limpas e formas bem definidas que você esperaria do design contemporâneo.

Projeto de Marina Salomão Sidney Doll/Casa.com.br

Dica 2: Escolha uma paleta de alto contraste

O design contemporâneo aposta na cor, por isso defina a cena com um esquema de cores de alto contraste. Combine um preto ousado com um branco nítido e jogue um toque de cor forte com um vermelho brilhante ou um amarelo vivo.

Dica 3: Adicione acabamento elegantes

O design contemporâneo é conhecido por seus materiais elegantes e industriais, então compre móveis que sejam resistentes, mas suaves. Em seguida, reúna seu espaço com acabamentos metálicos – especialmente prata, níquel e aço.

Adam Scott/dezeen

Dica 4: Mantenha seu espaço clean e mínimo

Assim como o design moderno, o design contemporâneo é minimalista e reduzido. Portanto, abrace o espaço negativo ao decorar.

* Via My Domaine

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade