6 dicas para escolher a cor ideal de cada cômodo

Esqueça o arrependimento com estas estratégias para encontrar as tintas perfeitas

Por Redação Atualizado em 15 abr 2022, 19h34 - Publicado em 16 abr 2022, 19h00
Quarto com três triangulos coloridos na parede, poltrona rosa, cama com roupa rosa e mesa de madeira
Projeto do arquiteto André Bustamante Rafael Renzo/Casa.com.br

O processo de selecionar a cor para pintar a sua casa pode ser o mais complicado. A indecisão e medo de fazer a escolha errada podem causar muito estresse. Agora imagine fazer isso para todos os cômodos, realmente não é um trabalho fácil! Por isso, te aconselhamos a olhar em volta dos seus espaços, pois algumas de suas peças de decoração podem exibir paletas de cores que conseguem te ajudar na tomada de decisão – pode ser uma pintura, almofada estampada ou um vaso.

Quer saber mais dicas de como escolher as cores de cada cômodo sem medo? Confira:

1. Vá ao ar livre

2-espelho-na-sala-de-jantar-como-escolher-cadeiras-verdes-espelho-redondo-unsplash-spacejoy
Spacejoy/Unsplash

Se você está começando com uma lousa em branco, seja se mudando para uma nova casa ou abandonando seus móveis para uma atualização total, comece observando as cores do lado de fora das janelas. Trazer tons da paisagem externa para dentro de sua casa é uma ótima abordagem. Você descobrirá eles funcionam naturalmente bem juntos, criam um espaço relaxante e são modernos.

2. Comece com uma base neutra

Sala de estar em tons neutros
Projeto da Duno Arquitetura e Interiores Juliano Colodeti/Casa.com.br

As tendências de pintura continuam a evoluir com as tendências de interiores e estilo de vida. Para manter seu espaço fresco e atemporal, mantenha-o básico e neutro. A partir daí, é fácil trazer cores mais modernas com itens que podem facilmente ser trocados ou atualizados – como armários, pequenos detalhes de decoração e até portas. Desta forma, você não precisa de uma revisão completa a cada nova cor do ano.

3. Torne coeso

Corredor com espelho
Neste corredor estreito, Isabella Nallon inseriu os espelhos para ajudar na amplitude. Julia Herman/Casa.com.br

Só porque você opta por um tom suave de verde em um quarto, não significa que você precisa cobrir todos os quartos com essa cor. No entanto, suas seleções precisam fazer sentido e fluir de um cômodo para o outro.

Corredor branco com parede de fundo azul
No apartamento realizado por Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do Oliva Arquitetura, o corredor que leva os moradores aos dormitórios é predominantemente branco. O destaque fica para a parede verde água logo ao fundo. Mariana Orsi/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Em espaços de transição, como corredores, use tons neutros ou uma opção mais clara do que em outros ambientes. Por exemplo, se você tem uma sala de estar azul-marinho, pinte os corredores de conexão com um cinza claro com um tom azul. É uma boa transição e apresenta menos contraste à medida que você se move de um lugar para outro.

4. Utilize amostras

Pintura de parede

Os produtos de seleção de cores oferecidos em lojas de tintas e construção são projetados para ajudar a tornar sua vida mais fácil, não apenas para oferecer mais um milhão de opções. Use leques para restringir sua seleção e tente chegar em três opções. Em seguida, segure-as contra a parede para ver qual funciona melhor no seu ambiente.

Se você deseja ainda mais confirmação sobre qual cor selecionar, tente pintar uma pequena área da parede. Preste atenção na exposição ao sol, decoração e detalhes arquitetônicos existentes, pois eles desempenham um papel importante na hora de decidir.

5. Desfrute de todas as ferramentas

Cama tipo beliche com canto de estudos
Raul Fonseca/Divulgação

Se você é alguém que prefere deixar a tecnologia fazer o trabalho pesado, saiba que existem programas que podem ajudá-lo a selecionar cores de tinta e mostrar como elas ficarão em seu espaço. Muitas vezes, você pode ter dúvidas sobre a quantidade de tinta necessária e simplesmente digitando as medidas do espaço e do produto, você recebe uma estimativa para concluir o trabalho.

6. Encontre um terreno comum

Pintura de parede

Escolher uma cor de tinta por conta própria é bastante difícil, mas selecionar uma cor de tinta com seu cônjuge ou outros membros da família pode se transformar em uma batalha. Para essas situações, faça com que cada indivíduo reduza suas principais opções de cores, reúna esses tons e reduza essas opções.

Mantenha a mente aberta e tente visualizar a escolha da outra pessoa. Se você ainda não concordar, deixe a discussão para outro dia ou tente trabalhar com um esquema de pintura com base em seus estilos pessoais combinados.

*Via Better Homes & Gardens

Continua após a publicidade

Publicidade