Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Décor monocromático: dicas para ambientes únicos e com personalidade

Arquiteto Bruno Moraes explica como uma paleta unificada pode valorizar os espaços e por onde começar

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 nov 2025, 19h00 •
Décor monocromático: dicas para ambientes únicos e com personalidade. Ambiente cinza. Projetos Bruno Moraes / BMA Studio
 (Guilherme Pucci/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Associada ao estilo minimalista, a decoração monocromática, muitas vezes, é tida como monótona e limitada. Esse pensamento faz com que muitos não enxerguem o potencial de um projeto pautado em uma única cor.

    O arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, explica que a monocromia é um recurso versátil, que pode tanto resultar em composições delicadas quanto em propostas marcantes e cheias de impacto. O segredo está na forma como as nuances são exploradas.

    Décor monocromático: dicas para ambientes únicos e com personalidade. Ambiente verde. Projetos Bruno Moraes/ BMA Studio
    (Guilherme Pucci/Divulgação)

    “A monocromia não precisa ser entendida como oportunidade. Ela convida o olhar a se aprofundar nas pequenas variações e nos detalhes que, em um projeto multicolorido, poderiam passar despercebidos”, explica o arquiteto.

    Como acertar nas escolhas?

    O primeiro passo é definir qual cor será a base do ambiente, para, na sequência, elaborar o leque de variações de tons, dos mais suaves aos mais profundos. Essa gradação evita que o projeto pareça superficial, equilibra a intensidade e acrescenta camadas de interesse.

    Continua após a publicidade

    “Quem opta pelo verde, por exemplo, pode mesclar nuances suaves nas paredes e apostar em versões mais intensas nos móveis”, sugere Moraes.

    Outra dica importante é apostar na diversidade de materiais (tecidos, acessórios e revestimentos) na cor escolhida, pois eles serão os responsáveis por “dar corpo” à composição do ambiente.  

    Décor monocromático: dicas para ambientes únicos e com personalidade. Ambiente azul. Projetos Bruno Moraes/ BMA Studio
    (Guilherme Pucci/Divulgação)

    “O monocromático é muito mais sobre harmonia do que sobre repetição. Por isso, brincar com acabamentos, brilho e opacidade é uma forma de enriquecer o ambiente sem quebrar a unidade. É possível termos uma parede de pintura fosca, alinhada com um móvel laqueado, ambos da mesma cor, mas com resultados completamente diferentes”, explica o arquiteto.

    Continua após a publicidade

    Por onde começar?

    A pintura é, sem dúvida, a forma mais acessível para dar cara nova a um ambiente, inclusive quando se fala em monocromia. Uma parede coberta por um tom mais fechado pode se tornar o ponto de ancoragem da paleta, enquanto as demais recebem variações mais suaves. Essa solução é eficaz especialmente em ambientes de convivência, como salas de estar e TV, pois cria contrastes a partir da mesma cor. 

    Décor monocromático: dicas para ambientes únicos e com personalidade. Ambiente verde. Projetos Bruno Moraes/ BMA Studio
    (Guilherme Pucci/Divulgação)

    Os móveis não podem ser esquecidos. Das peças soltas à marcenaria planejada, todos podem ser revestidos ou pintados na cor escolhida, reforçando a sensação de continuidade da proposta monocromática.

    “A marcenaria planejada é uma aliada, porque permite explorar a cor de forma controlada e funcional”, acrescenta o profissional.

    Continua após a publicidade
    Décor monocromático: dicas para ambientes únicos e com personalidade. Ambiente cinza. Projetos Bruno Moraes/ BMA Studio
    (Guilherme Pucci/Divulgação)

    Outra dica é apostar nas texturas. Tecidos como veludo, linho e algodão, mesmo que na mesma cor, produzem contrastes táteis e visuais que adicionam camadas sensoriais ao espaço monocromático. 

    “O que faz a diferença não é a cor em si, mas o quanto conseguimos explorar sua variação em materiais, tecidos e acabamentos diferentes”, reforça Moraes.

    Monocromia em diferentes escalas

    Nos apartamentos compactos, a continuidade visual proporcionada por uma única cor contribuiu para o olhar percorrer o ambiente sem interrupções, fazendo com que ele pareça maior do que realmente é.

    Continua após a publicidade
    Décor monocromático: dicas para ambientes únicos e com personalidade. Ambiente laranjado. Projetos Bruno Moraes/ BMA Studio
    (Guilherme Pucci/Divulgação)

    Já em projetos com áreas mais generosas, a monocromia é um recurso que valoriza a imponência e garante unidade à grande área. A escolha da cor, porém, deve estar alinhada ao impacto desejado, uma vez que os neutros transmitem serenidade, enquanto tons mais marcantes ressaltam a grandiosidade do espaço.

    Para vencer o receio de apostar em um décor monocromático, a dica é começar por ambientes de uso menos frequente. Esses espaços permitem experimentar a estética em menor escala e perceber como a monocromia impacta a atmosfera do local.

    Outra forma de minimizar a insegurança é introduzir a paleta em bases neutras e variar a intensidade em itens decorativos, como almofadas, tapetes ou obras de arte na cor escolhida.

    Continua após a publicidade
    Publicidade