Criatividade com tons traduz a personalidade de apartamento de 69 m²

O trio de arquitetas do Estúdio Uvva apresentaram soluções práticas para um apartamento pequeno e confortável

Por Yara Guerra Atualizado em 17 fev 2020, 16h00 - Publicado em 17 jul 2019, 12h00
Manu Oristanio/Divulgação

As arquitetas Juliana Flauzino, Gabriela Hipólito e Barbara Marins, do Estúdio Uvva, foram as responsáveis pelo projeto deste pequeno apartamento. De apenas 69 m², o imóvel precisava ser funcional e moderno para um pai e sua filha.

Localizado em São Caetano, o apartamento manteve o projeto original à risca, com poucas mudanças estruturais. 

Manu Oristanio/Divulgação

A atmosfera descontraída do apê já pode ser percebida na entrada: a escolha de pintar meia parede com um tom de azul claro, deixando o restante na tonalidade cinza – mesma cor do teto – chama atenção dos visitantes.

O décor do estar, que recebe estas paredes, traduz o conceito de aproveitamento de espaço e amplitudese completa com acessórios em verde e rosa, que trazem alegria para o lar.

Manu Oristanio/Divulgação

Saindo do ambiente aconchegante das salas, há um terraço reservado. Na contramão da maioria dos projetos atuais, o Estúdio Uvva planejou um espaço sem integração com o estar, mantendo a porta de vidro para a divisão dos espaços.

Continua após a publicidade

Ao invés de churrasqueira (item tão solicitado nos apartamentos), a varanda possui uma adega para guardar os vinhos e relaxar no final do dia. No décor, a marcenaria em um tom de madeira escuro contrasta com as poltronas mais claras.

Manu Oristanio/Divulgação

O cliente revelou apenas um pedido para a suíte: uma cama queen size independente dos demais móveis. Com o objetivo de viabilizar esta demanda e, ao mesmo tempo, ampliar a circulação do ambiente, as arquitetas encontraram soluções inspiradoras.

Exemplos delas são o armário de roupas, que apresenta portas de correr, e o espelho posicionado na parte de trás. Além disso, a prateleira com os equipamentos para a TV foi posicionada na altura do batente da porta do banheiro. 

Manu Oristanio/Divulgação

Já o quarto da menina recebeu cores neutras e móveis práticos, evitando a necessidade de grandes mudanças ao longo do crescimento da criança. O casamento do salmão das paredes com o verde claro dos móveis foi considerado pelas profissionais como um dos pontos altos do projeto.

Confira mais fotos do apartamento na galeria abaixo:

Continua após a publicidade

Publicidade