Cores do ano: conheça os tons que serão tendência em 2024
Nuances de laranja, cinza, rosa e azul são as principais apostas dos institutos de pesquisa e fabricantes de tintas
O ano de 2024 deve ser marcado por tons de laranja, rosa, azul, verde e cinza. Pelo menos é o que indicam os institutos de pesquisa e as fabricantes de tinta – em comum, todas as cores são pensadas para transmitir uma sensação de aconchego, bem-estar e afeto. Confira abaixo as tendências para este ano.
Pantone: Peach Fuzz
Eleita pela Pantone como a cor de 2024, a PANTONE 13-1023 Peach Fuzz é um tom pêssego que “exprime nosso desejo de se nutrir e de nutrir os outros”. Segundo a marca, a empatia e a compaixão fazem as pessoas buscarem um futuro mais esperançoso e pacífico e, para tal, é importante ter saúde, resistência e força.
WGSN e Coloro: Apricot Crush
A WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, e a Coloro, especialista em futuro da cor, escolheram o Apricot Crush como a aposta principal do biênio 2024/2025. O laranja versátil e atemporal é vibrante, estimulante, intenso. Visa inspirar o ano com esperança e positividade.
Coral: Lugar de Afeto
Seguindo o estudo de tendências de comportamento e de cores da AkzoNobel, a Tintas Coral anunciou Lugar de Afeto como sua cor 2024. Discreto e elegante, o rosa neutro é inspirado na leveza das penas e na delicadeza das nuvens. Traduz o sentimento de que a casa é um refúgio atemporal.
Suvinil: Conforto
Nomeada de Inteligência Cromática, a pesquisa da Suvinil Revela 2024+ elegeu um tom azul claro, chamado Conforto. Ele tem como objetivo nos aproximar da natureza, por remeter ao tom do céu, além de se conectar com universos digitais, com os quais lidamos diariamente.
Eucatex: Obra de Arte
Com a assinatura e a coordenação da Tendere Pesquisa e Soluções Criativas, a pesquisa da Eucatex elegeu a cor Obra de Arte 2857E para 2024. O tom com notas de amarelo, rosa, marrom e acinzentados traz muitos significados, como simplicidade, segurança, tranquilidade, consciência, conexão com a natureza, equilíbrio e autocuidado.
Sherwin-Willians: Confins do Céu
Confins do Céu SW 6239 é a escolhida da Sherwin-Williams: a tonalidade leve e serena de azul evoca a sensação constante de paz encontrada ao desacelerar, respirar fundo e clarear a mente. É um tom de azul restaurador para espaços repletos de energia positiva e pensamento criativo.
Lukscolor: Tidal Wave
A Lukscolor apresenta o tom LKS 0952 – Tidal Wave como a Cor do Ano de 2024. O verde escolhido transmite uma sensação de movimento contínuo, lembrando as águas em constante mudança dos oceanos, e também simboliza a conexão com a natureza, renova as energias, transforma uma parede, móvel e cria um espaço inspirador.
Anjo Tintas: Casa Aconchegante
A cor do ano 2024 da Anjo Tintas, Casa Aconchegante, é um suave tom de bege e representa um abraço de tranquilidade para o lar. Em salas ou quartos, esse tom transmite aconchego e paz, convidando à serenidade e ao descanso.
Qualyvinil Tintas: Moinhos de Vento
Inspirados pelo livro “A Psicologia das Cores”, de Eva Heller, a equipe da Qualyvinil Tintas escolheu um tom de verde como a cor do ano de 2024. Heller descreve o verde como a cor mais calmante, a cor do sentimento de segurança. A Moinhos de Vento foi selecionada como um refúgio de calma e segurança após anos de incerteza e turbulência, representando a necessidade de encontrar tranquilidade em meio à agitação do mundo moderno.
Tintas Iquine: Campo Belo
Para a cor de 2024, a Tintas Iquine elegeu a Campo Belo 1573 – uma combinação entre verde e amarelo, que traz leveza, frescor e luminosidade. A escolha levou em conta a força e vitalidade do tom, além dae sua versatilidade. O tom pastel possibilita combinações que proporcionam sensações de hospitalidade, receptividade, engajamento e trocas.
Impress Decor: Elo
A Impress Decor, especialista no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos, revela o Elo como a cor de 2024. O amarelo amanteigado é a manifestação visual de um sentimento contemporâneo: ele abraça e acolhe, oferecendo conforto em tempos incertos, mas, simultaneamente, irradia otimismo e esperança.