Casa Created with Sketch.

Como usar as cores de 2021 Pantone na decoração da casa

Ultimate Gray e Illuminating podem ser exploradas nas salas de estar, cozinhas, quartos e muitos outros ambientes. Confira como:

As cores do ano da Pantone para 2021 são um tom de amarelo brilhante e cinza sólido

As cores do ano da Pantone para 2021 são um tom de amarelo brilhante e cinza sólido (@pantone / Instagram/Reprodução)

Anunciadas no final do ano passado, a escolha das cores do ano de 2021 da Pantone, justapõe um cinza neutro suave e habitável com um amarelo ensolarado. “Ultimate Gray” e “Illuminating“, como foram chamadas, representam força e positividade, oferecendo uma mensagem de esperança no final de um ano longo e difícil. Perfeitamente equilibrados, os dois tons prometeram – e cumpriram com a promessa – aparecer em todas as indústrias de moda, beleza e design de interiores. 

Se você gostaria de seguir a tendência e não sabe como, experimente uma dessas ideias para decorar a sua casa com as cores apresentadas tendência:

1. Adicione cor com pequenas mudanças

Aposte nas mudanças simples

Aposte nas mudanças simples (Jeff Herr/Divulgação)

Como as tendências de cores estão em constante mudança, uma das melhores maneiras de incorporá-las é com acessórios que podem ser trocados de maneira fácil e barata. Travesseiros, tapetes, cobertores, artes de parede e outros acessórios oferecem uma maneira simples de experimentar as cores da Pantone para 2021, sem a necessidade de trocar os móveis ou as pinturas de parede. 

Comece devagar com pequenas mudanças e veja como os tons se ajustam em sua casa. Se, depois de um tempo, você ainda estiver apaixonado pelo visual da casa, considere adicionar uma dose maior de cinza ou amarelo.

2. Use as cores na cozinha!

Leve as cores para dentro da cozinha

Leve as cores para dentro da cozinha (David A. Land/Divulgação)

Por ser um neutro atemporal, o Ultimate Gray é uma excelente escolha para armários de cozinha. A cor versátil combina facilmente com uma variedade de outros tons, por isso é fácil mudar se o seu gosto variar com o tempo. Para incorporar a iluminação em seu esquema de cores de cozinha, insira cadeiras ou banquetas em um tom ensolarado ou coloque um tapete de estampa amarelo brilhante.

3. Cores nos tecidos que trazem aconchego

Traga mais conforto para o quarto a partir das cores nos tecidos

Traga mais conforto para o quarto a partir das cores nos tecidos (Kim Conerlison/Divulgação)

Escolha tecidos em tons de cinza e amarelo para trazer mais uma camada de conforto aos quartos. Os tons quentes proporcionam uma sensação convidativa e aconchegante em quartos e áreas de estar.

Algumas ideias são pendurar uma manta acolchoada na ponta da cama, distribuir almofadas macias em seu sofá e vestir as janelas com cortinas cinzas e amarelas. Esses tons versáteis funcionam bem com a maioria dos esquemas de cores neutras, bem como azul e verde.

4. Experimente o cinza e o amarelo no banheiro

O banheiro também pode receber o neutro do cinza e o brilhante do amarelo

O banheiro também pode receber o neutro do cinza e o brilhante do amarelo (Adam Albright/Divulgação)

Use as cores do ano da Pantone para atualizar seu banheiro com um visual moderno. Ultimate Gray ganha uma aparência deslumbrante como uma cor de tinta de banheiro, em um backsplash ou como ladrilho. 

Já os toques de amarelo podem ficar para os tapetes, toalhas de mão e acessórios de bancada. Se você quiser adicionar contraste, opte por um tom de tinta cinza um pouco mais escuro para realçar os detalhes em amarelo.

5. Pinte a porta da frente de amarelo! Por que não?

Estabeleça um tom convidativo à sua casa a partir da calçada com a tinta escolhida para a porta

Estabeleça um tom convidativo à sua casa a partir da calçada com a tinta escolhida para a porta (Laurie Black/Divulgação)

Para definir um tom acolhedor desde o exterior, pinte a porta de entrada com um amarelo brilhante e alegre. A cor se destaca particularmente bem em exteriores com revestimento cinza ou materiais de cobertura. Para enfatizar o contraste, contorne a porta com acabamento branco.

6. Decore seu quarto

A combinação entre cinza e amarelo no quarto pode trazer, ao mesmo tempo, tranquilidade e energia

A combinação entre cinza e amarelo no quarto pode trazer, ao mesmo tempo, tranquilidade e energia (David Tsay/Divulgação)

O cinza é uma cor de calma inerente que pode contribuir com o clima relaxante dos quartos. Uma dica, nesse sentido, é aplicar o neutro suave em grandes áreas de superfície, como paredes ou lençóis, para criar um pano de fundo tranquilo. 

Em seguida, combine com um tapete de estampa amarela ou uma manta mostarda para dar um toque de cor energética que irá lhe ajudar a acordar de manhã.

7. Aprimore o seu espaço ao ar livre

As cores do ano de 2021 da Pantone também vão bem em decorações externas, como no pátio ou no deck

As cores do ano de 2021 da Pantone também vão bem em decorações externas, como no pátio ou no deck (Dustin Peck/Divulgação)

Traga as cores 2021 da Pantone para fora, seja em um pátio, varanda ou deck. Basta criar uma base neutra com mobília cinza e usar acessórios e detalhes, como almofadas, na cor amarelo brilhante. 

Por exemplo, bancos de jardim amarelos podem servir como mesas laterais ou fornecer opções de assento extras. E, para deixar o décor mais aconchegante, coloque um tapete cinza na área externa sob os pés.

8. Aposte nos acessórios amarelos

Sobre bases neutras, toques de amarelo podem trazer personalidade ao ambiente

Sobre bases neutras, toques de amarelo podem trazer personalidade ao ambiente (Jean Allsopp/Divulgação)

Combine ambientes neutros com acessórios amarelos. Comece com uma base de cinza em armários, paredes, bancadas ou tratamentos de azulejos e, em seguida, introduza o amarelo em objetos menores. 

Esses detalhes coloridos podem ser tão simples quanto louça amarela exibida em prateleiras abertas, uma tigela de limões no balcão ou um toque de amarelo em persianas.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.