Como usar tons metálicos sem transformar a casa em uma nave espacial

Incorpore um pouco de glamour e sofisticação ao seu espaço com peças com essa característica

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2022, 12h58 - Publicado em 17 Maio 2022, 19h00
Uso de metais diferentes na cozinha
Reprodução/Pinterest

Decorar com detalhes metálicos tem sido uma tendência em ascensão, mas quando se trata de execução, há uma linha tênue entre parecer chique e parecer sci-fi. No entanto, quando bem feito, os detalhes metálicos podem elevar seu espaço – de papel de parede e tecidos a iluminação e acessórios.

Sala com sofá cinza; paredes verdes com boiserie; mesinhas de centro metálicas
Berger Paints/Reprodução

Continue lendo para obter dicas de como adicionar acabamentos metálicos de forma equilibrada em sua própria casa:

Use metais para adicionar calor e diversão

Mesa de cobre
Reprodução/Pinterest

Um metálico pode ser qualquer coisa que tenha o brilho de um metal polido. É um acabamento bastante flexível que pode ser usado para incluir um pouco de diversão ao visual de qualquer ambiente e estilo.

Quarto com paredes pretas e cinzas; piso em madeira; luminária dourada; relógio na parede
Berger Paints/Reprodução

Pense em um grande espelho com moldura metálica em um hall de entrada ou sala de jantar, uma mesa de jantar de latão brilhante ou até mesmo uma luminária complexa. Em menor escala, você pode brincar com os metálicos por meio de acessórios decorativos como vasos, bandejas e objetos.

Não tenha medo de misturar e combinar

Metais em banheiro
Happy Modern/Reprodução

Os metais mistos realmente estão na moda! Você não precisa ter tudo igual – isso é realmente um grande erro de design. A mistura dá ao seu interior mais profundidade e interesse. Idealmente, ao misturar, espalhe os itens metálicos ao redor da sala e pegue ou outra cor ou o mesmo metálico. Isso ajudará a equilibrar o cômodo.

Pia em mármore com metais dourados
Samara Vise/BowerBird

A chave para escolher quais tipos combinar é garantir que a diferença seja óbvia. Ao escolher o encanamento e as luminárias do banheiro ou da cozinha, não escolha acabamentos tão próximos. Por exemplo, se seus acessórios de encanamento são de níquel escovado, misture com um acabamento escuro ou escurecido, não um níquel polido.

Lembre-se, também, de estilizar corretamente: manter o mesmo acabamento metálico em cada nível dos olhos do espaço ajuda a dar uma aparência organizada e evita uma sensação de desordem.

Equilíbrio metálicos em banheiros

Metais em banheiro
Reprodução/Pinterest

O banheiro é o único cômodo onde a mistura e a combinação de acabamentos metálicos devem ser abordadas com cautela. O recomendado é equilibrar e entender os tons. Assim como na maquiagem, é importante unir os tons corretos. Frio com frio e quente com quente. Os frios são cromados, níquel escovado e o preto. Os quentes são latão, bronze, níquel polido e, novamente, o preto.

Observe que o níquel escovado é muito diferente do níquel polido e eles não combinam. E embora o cromo e o níquel polido sejam brilhantes e aparentemente prateados, o níquel polido tem um tom mais quente e os dois nunca devem estar juntos.

Comece pequeno e pela cozinha

Uso de metais na cozinha
Reprodução/Pinterest
Continua após a publicidade

Uma coisa a observar é não saturar demais seu espaço com eles, pois parecerá esmagador aos olhos. Inicie com modelos amigáveis ​​para iniciantes – o preto fosco e latão são uma combinação fácil e bonita. Mas não tenha medo de arriscar.

Começar pela cozinha também é outra dica, porque provavelmente você já terá muitos metais para trabalhar no local. Atualmente, a maioria das cozinhas tem utensílios de aço inoxidável, dando uma base de tons prateados frios. Para dar um toque quente, inclua itens como um porta-toalhas de papel dourado ou talvez alguns utensílios totalmente metálicos para pendurar em ganchos acima das bancadas.

Bancada de cozinha
Reprodução/Pinterest

Já os acabamentos mais permanentes, como torneiras e luminárias, devem se complementar, pois provavelmente existirão juntos por um período significativo de tempo. Desde que haja harmonia, você pode adicionar o que quiser.

Por exemplo, você não gostaria de uma sala cheia de latão com um único elemento de prata; mas você pode ter uma luminária preta, uma luminária de latão, um jogo de chá de prata antigo e uma mesa de bronze.

Cozinha industrial com ilha
Projeto de Deux Arquitetura Julia Ribeiro/Casa.com.br

Se você ama o brilho do níquel polido ou do cromo, combine-o com elementos glam e brilhantes, como cristal e móveis ou armários lacados.

Se você está trabalhando com itens que já estão no lugar e não podem ser trocados, o melhor é combinar pelo brilho. Então se você tiver ouro rosa brilhante, combine-o com um pouco de ouro brilhante/claro e/ou prata cromada. Se você está procurando um visual mais latão, então cobre ou prata escovada podem funcionar melhor.

Varie seus materiais

Papel de parede metálico
Reprodução/Pinterest

Incorporar detalhes metálicos não significa que tudo precisa ser duro e brilhante. Na verdade, sua casa deve ser infundida com uma variedade de texturas. Por isso, acrescente um tecido ou peças de vidro para harmonizar.

Mesa azul com vaso e luminária pequena; enfeites em metal
Berger Paints/Reprodução

Outras opções sutis de usar metalizado são na forma de almofadas, bandejas e vasos ou, para mais exagero, papel de parede e acabamentos de janela. Não se esqueça que o mercado tem muito a oferecer!

Olhe para cima

living-sofa-pe-direito-duplo-estante-tv-janela-balanco-luminaria
Projeto de Spaço Interior Kadu Lopes/Casa.com.br

O teto é muita vezes esquecido, mas incluí-lo no design é uma das melhores maneiras de trazer personalidade a uma sala. Usar um pano de grama metálico no teto oferece textura e dimensão, e você não precisa se preocupar com o desgaste, que pode acontecer na parede.

Considere sua paleta de cores

Espelho grande em sala de estar
Reprodução/Pinterest

Sua paleta de cores ao redor é tão importante quanto os próprios acabamentos metálicos. Os dourados combinam bem com rosa, verde, marinho escuro, preto e branco quente ou brilhante. Prata vai bem com uma variedade de cores, mas algumas combinam melhor com prata cromada do que prata escovada, como branco e verde sálvia.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade