Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como usar o décor a seu favor para elevar a arte de receber bem!

Arquitetas do escritório Vilaville dão dicas de como usar o décor para tornar os momentos de receber ainda mais especiais

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 nov 2025, 19h00
Como usar o décor a seu favor para elevar a arte de receber bem! Sala de jantar com piano, buffet e mesa redonda.
Com as salas de estar e jantar integradas, nesse apartamento arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia definiram o cantinho do bar, com a adega climatizada, próximo à mesa de jantar – um modelo redondo que reforça o convívio próximo daqueles que estão no seu entorno. (Robson Fotógrafo/Divulgação)
Continua após publicidade

Receber bem faz parte da essência dos brasileiros. Seja para um cafezinho informal ou em celebrações especiais, demonstrar a alegria de ter um visitante em casa é um ato de amor e simpatia que começa pela estrutura que dispomos — tanto que um pedido comum nos escritórios de arquitetura e interiores é valorizar as áreas voltadas para a socialização com convidados.

No caso dos interiores, a personalização do espaço e a decoração contribuem para criar ambientes agradáveis tanto para anfitriões quanto para convidados. Por isso, as arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia, do VilaVille Arquitetura e Interiores, dão dicas de como usar o décor a seu favor na hora de receber:

Com as salas de estar e jantar integradas, nesse apartamento arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia definiram o cantinho do bar, com a adega climatizada, próximo à mesa de jantar – um modelo redondo que reforça o convívio próximo daqueles que estão no seu entorno. Sala de jantar com mesa retangular, lustre pendente, armário espelhado.
(Sidney Doll/Divulgação)

Comece pelo essencial

O clima agradável de ‘lar, doce lar’ é composto, na visão de Fabiana e Gabriela, por três principais atributos: organização, que destina o local certo para todas as coisas e entrega equilíbrio visual; o conforto, percebido, entre tantas possibilidades, pelo mobiliário e a iluminação suave (natural e por luzes indiretas e quentes); e a beleza, que destaca o décor evidente no projeto.

Seguindo esse raciocínio, os cuidados habituais — mesmo parecendo pequenos à primeira vista —, ganham enorme relevância, caso de uma residência arejada e cheirosa com o uso de difusores, velas perfumadas e essências. As arquitetas também recomendam um acervo interessante de componentes para mesa posta, além de enxovais, almofadas, mantas e peseiras com toque macio e texturas diferenciadas (tanto para a sala de estar quanto para o quarto de hóspedes).

Continua após a publicidade

Hora de receber

Fabiana enfatiza que a atenção pode ser percebida logo na chegada, quando o visitante encontra um local apropriado para guardar pertences pessoais como bolsas e casacos. “Podemos trabalhar o hall de entrada de acordo com as características do apartamento”, diz. Entre as sugestões, ela e sua sócia Gabriela sugerem a instalação de penduradores, prateleiras e sapateiras para acomodar os calçados sujos. “Nesse caso, é sempre uma delicadeza disponibilizar chinelos”, sugerem.

Como usar o décor a seu favor para elevar a arte de receber bem! Hall de entrada com nicho que forma banco e armários. Marcenaria verde.
Nesse projeto, a dupla do escritório VilaVille Arquitetura aproveitou uma parte da entrada para inserir uma marcenaria planejada que entrega um grande nicho com penduradores e onde é possível sentar-se para os movimentos de calçar e descalçar (Roson Fotógrafo/Divulgação)

Espaço de comes e bebes

No ambiente em que os convidados passarão a maior parte do tempo, é essencial servir – antes do almoço ou jantar principal –; bebidas e petiscos que respeitem suas preferências e eventuais restrições alimentares. Nesses casos, as arquitetas enumeram que aparadores, mesas de centro e as bancadas de ilhas e penínsulas instaladas em cozinhas e áreas gourmet são as opções mais presentes nos projetos de interiores.

Continua após a publicidade

Elas também recomendam considerar itens de apoio para proteger, em especial, os móveis. “Bandejas e apoios de copo são primordiais para preservar a integridade da madeira”, exemplificam. Ainda sobre a arquitetura de interiores, o momento de servir torna-se mais prático quando os itens estão dispostos em pontos estratégicos.

Como usar o décor a seu favor para elevar a arte de receber bem! Buffet com adega embutida.
Na foto 3, a estrutura do bar deixa tudo à mão para servir. Uma bandeja ajuda a proteger o buffet. (Sidney Doll/Divulgação)
Publicidade