Como rearranjar sua decoração e ter um visual novo!

Veja como renovar sua casa apenas mudando alguns móveis e decorações de lugar

Por Redação Atualizado em 25 jul 2022, 16h51 - Publicado em 25 jul 2022, 19h00
Sala de estar com sofá de três lugares, uma poltrona e mesa de centro redonda. Na parede atrás do sofá uma pintura em tecido grande é o ponto focal do ambiente.
Alvin Wayne/the spruce

Se você está sentindo que chegou a hora de fazer algumas mudanças em um dos cômodos de sua casa, mas não sabe ao certo por onde começar, não precisa sair comprando móveis e acessórios novos.

Pelo contrário, é fácil reviver uma sala simplesmente movendo suas peças favoritas — e somos fãs de truques de design 100% gratuitos.

No entanto, existem algumas dicas importantes que você deve ter em mente ao reorganizar um espaço para garantir o sucesso na decoração. Continue lendo para obter insights de designers sobre quais passos dar primeiro e quais tipos de peças merecem ser o centro das atenções.

Organização

Sala de estar com poltrona e escadas
Projeto de Vinicia Brandão Arquitetura Carolina Mossin/Casa.com.br

Você ficaria surpreso com o quão drasticamente diferente um espaço pode ficar depois de você examinar seus pertences e decidir o que não precisa mais estar ali.

“Faça um balanço do que você tem e do que está funcionando”, sugere o designer Ahmad AbouZanat da PROJECT AZ. “Abra espaço para as coisas que te trazem alegria.”

Depois de fazer isso, você terá uma noção melhor de quais tipos de soluções de armazenamento serão necessárias em um determinado espaço, acrescenta AbouZanat.

As maiores peças primeiro

Sala de estar ampla com grande sofá em L.
Cathie Hong Interiors/the spruce

Seja realista sobre quais são suas opções em termos de colocação de itens grandes, diz a designer Megan Hopp. “Colocar seu sofá em um lugar estranho apenas para mudar nunca é uma boa decisão”, comenta ela.

Fazer algum planejamento com antecedência também é fundamental, observa a designer Jessica Kain Barton. “Como você quer que o espaço funcione? O que você não gosta em sua configuração atual? Esboce em um pedaço de papel ou com fita azul no chão antes de começar a empurrar os móveis.”

Talvez você descubra que realmente há apenas um local viável para o rack de TV por exemplo. Nesse caso, repense. “Atenha-se a trocar peças de destaque menores, como mesas laterais, luminárias de chão e decoração”, sugere Hopp.

Continua após a publicidade

Mudar arte e decoração

Aparador de madeira em frente a uma parede decorada por papel de parede em tons de azul.
Desiree Burns Interiors/the spruce

A decoração em particular pode realmente transformar o estado de uma sala, então você pode querer mover peças e deixá-las em um novo local.

“A arte e os espelhos podem impactar enormemente e/ou mudar a sensação de um espaço, e atualizar a localização desse tipo de peças é algo que sempre aconselho”, diz Hopp.

A designer Nadia Watts concorda. “Mudar a localização de sua arte é uma maneira fabulosa de transformar sua sala de estar ou sala de jantar”, diz ela.

“Recentemente, recoloquei um agrupamento de obras de arte de outros cômodos da casa para criar uma nova sensação de galeria na sala de estar.” Isso permitiu que Watts adotasse um novo esquema de cores sem precisar refazer todo o espaço.

Criar um recanto

Cantinho preferido: salas de estar
@artesedecordapam/Instagram

Um recanto é uma ótima maneira de adicionar interesse visual a uma sala, diz AbouZanat. “Comece encontrando uma parede ou um pequeno canto que você pode transformar e adicione um assento confortável, travesseiros, uma planta ou arte que você ama”, sugere ele.

“Considere como você pode sobrepor texturas para criar profundidade usando padrões ou cores inesperadas.” Isso pode ser feito trazendo almofadas, cobertores, papel de parede e afins.

Ouse

Sala de estar com parede com obras de arte
Projeto de Sinta Arquitetura Gabriela Daltro/Casa.com.br

Incorporar um elemento superdimensionado a um espaço é uma excelente maneira de criar outro tipo de ponto focal, diz AbouZanat. “É melhor fazer isso com apenas um ou dois elementos para que não domine a sala”, aconselha.

“Por exemplo, se você é um ávido colecionador de arte, considere criar uma parede de galeria com suas peças favoritas que complementam a paleta de cores da sala.” Ouça seus instintos e você não irá errar. Como diz AbouZanat, “um espaço bem decorado e personalizado é um em que você ficará feliz em passar o tempo”.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade