Como iluminar um ambiente escuro: dicas essenciais de decoração

Veja dicas simples para otimizar a entrada de luz natural e criar espaços acolhedores.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 abr 2025, 19h00
Terraço de apartamento tem piso de bambu e mármore natural. Projeto de Juliana Fabrizzi Arquitetura.
Projeto de Juliana Fabrizzi. (Cynthia Fontoura/Divulgação)
Continua após publicidade

Trabalhar com a iluminação natural é um dos pilares para criar ambientes acolhedores e funcionais em uma casa. Afinal, quem não gosta de um espaço naturalmente iluminado? Mas, quando se trata de cômodos escuros, a decoração pode ser a solução ideal para trazer mais claridade, sem a necessidade de exagerar nas luminárias. Descubra como iluminar um ambiente usando elementos decorativos estratégicos. Veja abaixo:

1. Potencialize a Luz Natural com Espelhos

Apartamento de 173 m² tem lareira ecológica em mármore branco carrarinha. Projeto de RMV Interiores.
Projeto de RMV Interiores. (Maura Mello/Divulgação)

Pendurar espelhos nas paredes é um dos truques mais antigos e eficazes para ampliar e iluminar ambientes. Posicionar um espelho grande em frente à janela, ou em uma parede perpendicular a ela, pode dobrar a quantidade de luz natural que entra no cômodo, criando uma sensação de amplitude instantânea.

2. Escolha Cortinas Leves e Fluidas

Renovação econômica deixa apê de 70 m² mais colorido com laranja e verde. Projeto Co+Lab Juntos Arquitetura. Na foto, sala de estar, poltrona, cortina, planta suspensa.
Projeto Co+Lab Juntos Arquitetura. (Luiza Schreier/Divulgação)

Cortinas pesadas e escuras, como blackouts, podem bloquear a entrada de luz natural, tornando o ambiente ainda mais escuro. Priorize tecidos leves e translúcidos, que permitam a passagem da luz, mas ainda garantam privacidade. Se o ambiente já sofre com a falta de iluminação, cortinas leves são a melhor escolha.

Continua após a publicidade

3. Aposte no Brilho de Elementos Metálicos

Apê ganha cristaleira, chapelaria no hall, varanda gourmet e closet com reforma. Projeto de Blaia e Moura Arquitetura.
Projeto de Blaia e Moura Arquitetura. (Fernando Crescenti/Divulgação)

Dourados, prateados e outros acabamentos metálicos podem ser inseridos na decoração através de vasos, luminárias, molduras de quadros e outros objetos decorativos. Esses elementos refletem a luz natural que entra pelas janelas, além de trazer um toque de sofisticação ao ambiente.

5. Explore Diferentes Superfícies

Faça chuva ou faça sol: área externa recebe cobertura metálica retrátil. Projeto de RG Arquitetura. Na foto, sala de estar com extensas janelas.
Projeto de RG Arquitetura. (MCA Estúdio/Divulgação)
Continua após a publicidade

Utilizar diferentes texturas e acabamentos pode ajudar a refletir a luz e criar uma sensação de amplitude. Paredes com cores claras e opacas são ideais para refletir a luz difusa, enquanto móveis com tampos de vidro, acrílico ou outros materiais translúcidos adicionam leveza e permitem que a luz natural se propague pelo espaço.

Publicidade