Coastal Grandmother: o trend inspirado nos filmes da Nancy Meyers

Tons neutros, base branca e décor minimalista: se você ama essa estética, provavelmente é também uma vovó costeira

Por Redação Atualizado em 26 abr 2022, 16h20 - Publicado em 28 abr 2022, 19h00
Cena do filme It's Complicated, de Nancy Meyers
Cena do filme It’s Complicated, de Nancy Meyers Hello Lovely Studio/Reprodução

Admita: seja você fã da diretora Nancy Meyers ou não, é provável que, em algum momento, enquanto assiste a um filme dela, deseje viver dentro de uma das casas alegres de seus personagens.

Se for esse o caso, então é possível que a mais recente estética do mundo da decoração já lhe seja familiar. Apelidada de “coastal grandmother” – ou “avó costeira”, em tradução livre – pela influenciadora Lex Nicoleta, o visual é fortemente inspirado pelos muitos filmes dirigidos por Meyers, incluindo “Something’s Gotta Give” (2003) e “It’s Complicated” (2009).

Cozinha em tons neutros
Cenário do filme It’s Complicated, de Nancy Meyers @nancymeyersinteriors/Instagram

“Se você ama os filmes de Nancy Meyers, vibes costeiras, receitas, culinária e interiores confortáveis, há uma grande chance que você seja uma ‘avó costeira'”, disse Lex Nicoleta em seu TikTok.

Cozinha do filme Something's Gotta Give
Cena do filme Something’s Gotta Give Today.com/Reprodução

Na verdade, a própria Nancy Meyers recentemente foi ao Instagram para postar uma foto de um interior típico da estética que foi destaque no filme “Something’s Gotta Give”, escrevendo:

“Eu realmente não gosto de salas de jantar, mas adoro receber amigos para jantar. Eles parecem espaços mortos na maioria das vezes, mas este foi um bom espaço que construímos em um estúdio para a casa de @diane_keaton em #SomethingsGottaGive. A parede de pratos na minha cor favorita ajuda”.

View this post on Instagram

 

A post shared by Nancy Meyers (@nmeyers)

E na sexta-feira, Diane Keaton, estrela de muitos dos filmes de Meyers como a personificação ideal da “vovó costeira”, postou sua própria homenagem satírica ao estilo, justapondo o famoso clipe de Erica chorando sobre seu computador em Something’s Gotta Give com clipes do vídeo de Nicoleta em seu computador. “DE UMA AVÓ COSTEIRA PARA OUTRA, OBRIGADA”, ela legendou o post.

Assim, além de sua conexão com as amplas cozinhas brancas e casas prontas para entretenimento dos filmes de Meyers, o que exatamente é “Avó Costeira”? A gente explica:

O que define o visual da avó costeira?

Sala do filme The Parent Trap, de Nancy Meyers
Cena do filme The Parent Trap, de Nancy Meyers The FilmTripper/Reprodução

Essencialmente, é uma versão mais modernizada/minimalista da estética da fazenda e envolve todos os interiores brancos ou esbranquiçados, com toques de bege e marrom (e talvez um pouco de verde ou preto).

Continua após a publicidade

Por que é a estética chamada de avó costeira?

Assim como o próprio nome sugere, a tendência coastal grandmother ecoa o estilo de design dos personagens de Nancy Meyers que vivem perto de um corpo de água e geralmente têm idade suficiente para serem avós. É o caso da personagem de Meryl Streep em It’s Complicated.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Nancy Meyers’ Interiors (@nancymeyersinteriors)

O estilo é muito parecido com os guarda-roupas dos protagonistas de Meyers: neutros e transparentes, os interiores são como o par perfeito de calças de linho.

É semelhante ao estilo Grandmillennial?

Corredor com papel de parede azul delicado na parede, espelho de madeira hexagonal e aparador de madeira
Estilo Grandmillennial Reprodução/House Beautiful

Enquanto a estética grandmillennial e coastal grandmother homenageiam os estilos de design de nossos ancestrais, não há como negar a diferença entre os dois.

Enquanto os grandmillennials tendem a gravitar em direção a uma abordagem mais maximalista (como papéis de parede florais coloridos e cadeiras antigas estampadas), as avós costeiras são tipicamente mais minimalistas (imagine paletas de cores muito mais neutras e muito menos estampas).

Quais filmes devo assistir para me inspirar pela estética?

Além dos exemplos mencionados de Something’s Gotta Give e It’s Complicated, também recomendamos assistir The Father of the Bride, The Intern, The Holiday, The Parent Trap, Father of the Bride Part II e Home Again, todos eles criações de Nancy Meyers.

Quais são alguns exemplos de decoração de avó costeira?

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Nancy Meyers’ Interiors (@nancymeyersinteriors)

É altamente recomendável seguir a conta do Instagram @nancymeyersinteriors, que conquistou quase 100 mil seguidores desde o seu início. Ela costuma postar imagens de interiores apresentados em filmes de Nancy Meyers que capturam perfeitamente a estética Coastal Grandmother.

*Via House Beautiful 

Continua após a publicidade

Publicidade