Continua após publicidade

Apartamento de 58 m² prático e aconchegante

Muitas paredes vieram abaixo para dar lugar a espaços integrados e cheios de vida

Por Nádia Simonelli
7 jul 2020, 11h59
(Raul Fonseca/Casa.com.br)

Quando a jovem moradora deste apartamento de 58 m², em São Paulo, procurou a arquiteta Isabela Lopes encomendou um projeto prático, que se adaptasse à sua vida corrida de trabalho e exercícios. Diante desse pedido e da pouca metragem, a profissional criou um layout inteligente, que contempla a cozinha, sala de estar, lavabo e uma suíte. Além disso, a proprietário tinha em mente o desejo de futuramente alugar o imóvel como forma de uma fonte de renda.

(Raul Fonseca/Casa.com.br)

Para atender aos desejos de sua cliente, Isabela fez uma mudança radical no layout, que originalmente tinha dois quartos e dois banheiros. Para o novo projeto, a ideia foi demolir o segundo dormitório para aumentar o tamanho da área social e criar um closet. E para criar o lavabo, a arquiteta inativou o chuveiro do segundo banheiro. “Praticamente, demolimos todo o apartamento, assim como as portas que separavam a varanda da sala”, afirma a profissional.

(Raul Fonseca/Casa.com.br)

Assim, surgiram ambientes integrados e cheios de luminosidade. Para criar espaços de armazenamento, a arquiteta desenhou uma marcenaria esperta. Na cozinha, por exemplo, os armários de desenho sutil vão do piso ao teto. E há espaço até para uma lavanderia, que fica escondida através de um armário de espelho logo na entrada do apartamento.

Continua após a publicidade
(Raul Fonseca/Casa.com.br)

Retirar as portas que separavam a varanda da sala foi fundamental. Ao saírem de cena, o desnível que havia no piso foi alinhado e, assim foi possível aumentar a entrada de luz natural, trazer a vista para a cidade e aproveitar melhor o espaço interno. Deu até para criar um espaço gourmet bem charmoso.

(Raul Fonseca/Casa.com.br)

As paredes do antigo lavabo vieram abaixo para aumentar a profundidade da lavanderia e abrir espaço suficiente para a máquina de lavar roupas.

Para aumentar o banheiro da suíte foi necessário mudar o ponto do vaso sanitário de lugar. Desse modo, foi possível fazer uma grande bancada de lavatório e, ao eliminar a parede entre o banheiro e o quarto, o ambiente ganhou amplitude.

Continua após a publicidade
(Raul Fonseca/Casa.com.br)

Quer ver mais fotos deste apartamento? Navegue pela galeria abaixo!

Publicidade