9 tendências de decoração que vão tomar conta de 2022

Veja quais são as tendências de decoração para a casa depois de alguns anos difíceis

Por Redação Atualizado em 3 jan 2022, 15h55 - Publicado em 3 jan 2022, 19h00
WhiteKnightKingdom/Reprodução

As tendências de decoração de casa estão sempre mudando, mas quando se trata de 2022 – um novo ano no depois de alguns tempos bastante desafiadores – uma frase soa verdadeira para tudo, de acordo com a Designer e Gerente de Design de Produção da Living Espaços, Jessica Harris: as coisas serão perfeitamente imperfeitas.

Como Harris observa, as tendências do ano destacam a beleza das coisas assimétricas, desiguais ou desequilibradas. “Essa tendência é ver as falhas como um ativo ou algo que torna cada peça única”, ela compartilha, “valoriza os efeitos do tempo e a humilde beleza encontrada em coisas que são impermanentes, velhas, gastas ou incompletas”.

E não é um suspiro de alívio? Depois de um ano particularmente desafiador, essas tendências são um lembrete para nossos espaços e para nós mesmos – não precisamos estar com tudo em ordem o tempo todo. Então, sem mais delongas, aqui estão as tendências de decoração para casa perfeitamente imperfeitas de 2022 com as quais os designers estão mais animados.

1. Tons neutros e naturais

 

CreativaStudio/The Spruce/Getty Images

O negócio é o seguinte: cores neutras e naturais nunca saem de moda. Mas esperamos ver ainda mais desses tons no ano novo.

“Em 2022, veremos mais projetos residenciais seguindo esses clássicos”, compartilha Phillip Ash, o fundador do Pro Paint Corner. “Pense em cinza, bege, branco e marrom com tons quentes ou ricos como cores de pintura de parede. As cores naturais da terra também estão em alta, pois as pessoas desejam uma sensação zen em casa, então veremos mais tons de verde. 

Reprodução/bloomscape

“Quer se trate de móveis em si ou de elementos decorativos, cores e texturas inspiradas na natureza se tornarão mais prevalentes; como azuis, verdes, vermelhos ricos/profundos e tons de terra, bem como formas orgânicas naturais que adicionam interesse ”, diz Anna Franklin, designer de interiores e fundadora do Stone House Collective.

“Especialmente porque todos nós passamos mais tempo nos últimos dois anos, vimos a necessidade de incluir materiais mais naturais, plantas, vegetação e árvores dentro de casa.”

2. Toques de verdes e rosa

 

imaginima/The Spruce/Getty Images

Por outro lado, ainda há espaço para cores. “Em 2022 é tudo sobre verdes e rosas – de uma forma que você nunca viu antes. Pense em verdes em tons de joias e rosas de terracota enraizados ”, diz o designer de interiores M + A Architects Abbey Hunter.

“Considerando a psicologia das cores e as necessidades comportamentais humanas conforme mudamos para uma vida endêmica, tudo faz sentido – esses tons de verde são calmantes e sinalizam segurança para o cérebro, enquanto os rosas profundos em paletas silenciadas irradiam calor e conforto – tudo atendendo às necessidades básicas estamos famintos por uma pós-pandemia”.

3. Design Biofílico

 

FollowTheFlow/The Spruce/Getty Images

O foco em tons de verde nas tendências de decoração para casa de 2022 também pode ser atribuído ao aumento de designs baseados na natureza ou biofílicos (e nosso crescente amor por plantas, é claro!). Quer o objetivo seja trazer a natureza para dentro ou simplesmente renovar a casa com tons naturais, as plantas estão se tornando ainda mais populares à medida que avançamos em 2022.

“Depois de mais de um ano fechados em casa, acho que houve e continuará a haver um foco em recuperar nossa conexão com o mundo natural por meio do uso de princípios de design biofílico”, compartilha Amanda Thompson, do ALine Studio. “Uma ênfase na criação de ambientes calmantes com iluminação e ventilação naturais, incorporando plantas e criando uma conexão visual com a natureza.”

Reprodução/bloomscape

Essa conexão com a natureza pode ser apresentada por meio de decoração com foco em plantas, paredes com temas naturais ou estética, ou trazendo plantas fisicamente.

“Onde costumávamos ver muitas orquídeas ou a sempre temperamental fiddle leaf fig, veremos cada vez mais plantas interessantes usadas, como costelas de adão e sansevierias”, compartilha Kim Turner, diretora e designer da Kim Turner Design e diretora de avanço da Habite com Dignidade. “As sansevierias têm o benefício adicional de poder remover as principais toxinas do ar dentro de sua casa.”

4. Móveis com curvas

 

Vostok/The Spruce/Getty Images

“A tendência de móveis curvos disparou no ano passado, revivendo uma tendência atemporal de meados do século que remonta aos anos 60 e 70”, compartilha Franklin. “Não vemos isso indo embora tão cedo e, na verdade, achamos que mais pessoas começarão a se inclinar para a ideia de peças curvas – seja com espelhos, ilhas de cozinha ou móveis de luxo, como cadeiras com encosto redondo”.

Veja também

5. Tecidos e texturas extravagantes

 

Katarzyna Bialasiewicz/The Spruce/Getty Images

Para equilibrar os tons neutros e quentes nos quartos, a tendência de adicionar tecidos ajudará a criar um toque mais elegante.

“Além de cores quentes, lindos tecidos serão essenciais para adicionar cor, textura e profundidade a um espaço”, diz Franklin. “Embora os designs brancos monocromáticos não estejam fora de moda, certamente estamos vendo uma atração para aquelas cores ricas e mais quentes que os têxteis trazem para um espaço.”

Continua após a publicidade

Histórias de Casa/Reprodução

Isso pode ser feito simplesmente com camadas de tecidos diferentes (em uma cama, por exemplo), ou usando materiais diferentes como acentos.

“Uma das nossas maneiras favoritas de abraçar essa tendência é com elementos naturais como linho em tons de terra ou com padrões de tecido que oferecem toques de cores ricas em um fundo neutro”, diz Franklin. “Não se surpreenda ao ver algumas das estampas e tecidos favoritos de sua avó voltando, como veludo.”

6. Vintage está de volta

 

FollowTheFlow/The Spruce/Getty Images

Os tecidos dos seus avós não são o único item que vai voltar em 2022. De acordo com especialistas, os móveis vintage estão totalmente “in” neste novo ano.

Móveis vintage vão voltar à medida que o mundo do design começa a buscar opções mais sustentáveis ​​para decorar uma casa”, afirma Castro. “Comprar de lojas sustentáveis ​​e que fornecem produtos de alta qualidade nos permitirá manter nossos móveis por mais tempo e em boa forma, o que é, em última análise, mais financeiramente responsável e cuidadoso com o meio ambiente.”

Então, onde você pode encontrar essas peças de declaração exclusivas? Experimente brechós, mercados de pulgas, lojas de móveis reaproveitados (online ou na loja) ou visite seus sites de revenda locais.

7. Espaços multifuncionais e móveis

 

Katarzyna Bialasiewicz/The Spruce/Getty Images

Uma das tendências de 2022 que os designers de decoração estão mais entusiasmados é o foco em multifuncionalidade- espaços, móveis, quartos e itens.

“Os espaços multifuncionais estão chegando em 2022 e provavelmente vieram para ficar”, diz Castro. Estar em casa por meses a fio, ela diz “permitiu que muitas pessoas (especialmente os entusiastas do design) percebessem como usam cada espaço em sua casa e as melhores funções que poderiam ser introduzidas em um único cômodo”.

Na verdade, muitas pessoas – proprietários e designers – estão reconsiderando como os espaços são projetados e o que realmente significa ser multifuncional.

Briana Ellis Hoag, AIA, fundadora da Ritual Architecture, compartilha sua perspectiva: “Acho que o que está mudando no design de casas é uma abordagem mais equilibrada para remodelar e expandir para atender às necessidades de sua família”, diz ela.

Reprodução/IKEA

“No ano passado, home offices e áreas de estudo estavam em alta. Este ano, acho que embora isso ainda seja importante, é mais uma consideração mais ampla de como podemos tornar nossas casas mais um oásis onde QUEREMOS ficar, mesmo se não PRECISAMOS tanto hoje em dia. ”

Além da ideia de multifuncional, vem o foco em peças e móveis elegantes que atendam a mais de um propósito – especialmente se você aluga ou mora em um espaço menor. “Para quem vive em espaços menores, o ideal é móveis com múltiplas funções”, afirma Katie Simpson, designer de interiores sênior da Mackenzie Collier Interiors.”

8. Toques Japandi

 

Reprodução/Casa.com.br

Uma das tendências de design mais prevalentes de 2022 é o design Japandi. “Esta é uma mistura escandinava-japonesa para design de interiores”, diz Harris. “É muito minimalista… Traz muitos elementos naturais para um espaço com [uma] paleta suave, luz natural, plantas e linhas simples e limpas”. Veja tudo sobre o estilo aqui!

9. Criações DIY

 

Anastasiia Krivenok/The Spruce/Getty Images

Nossas casas não são apenas os espaços em que vivemos, mas também falam sobre quem somos e o que amamos. Como tal, uma das maiores tendências de design esperadas para 2022 é o que a loja de artesanato, Michaels chama de ‘Mindful Making’.

“Na Michaels, somos inspirados por nossos Criadores e pelas coisas incríveis que eles criam”, afirma Andrea Manning, Diretora Sênior de Tendências, Design e Embalagem. “Em 2022, esperamos ver Criadores novos e experientes continuarem a praticar a criação consciente, a ideia de usar artes e ofícios para relaxar e encontrar a calma.”

Michelle Becker/the spruce

Após a desconexão de 2020 e 2021, é maravilhoso ver como nossas casas estão realmente se tornando nossas casas. À medida que avançamos em 2022, deixamos de ser polido por funcional, definido para emaranhado e caseiro para comprado em loja. A mensagem? Casas que são reais em vez de se parecerem com uma revista ou mostruário.

*Via The Spruce

 

Continua após a publicidade

Publicidade