7 decorações de Ano Novo Chinês para trazer boa sorte

De lanternas vermelhas a flores desabrochando, saiba como incorporar a cultura chinesa na decoração no Ano do Tigre

Por Redação Atualizado em 2 fev 2022, 16h38 - Publicado em 2 fev 2022, 19h00
Lanternas vermelhas chinesas
Nick Sokolov/Unsplash

A virada do Ano Novo Chinês (também chamado de Festival da Primavera) foi ontem, dia 1° de fevereiro. 2022 será o Ano do Tigre, associado à força, bravura e exorcismo de males.

Entre outras tradições, os chineses e adeptos do festival costumam decorar as suas casas com a cor vermelha e algumas imagens da sorte. Se você quer mergulhar na cultura e celebrar o Ano Novo Chinês neste ano, confira algumas dicas de decoração abaixo:

1. Lanternas vermelhas para afastar a má sorte

As lanternas chinesas são usadas em festivais importantes, como o Festival da Primavera (da véspera do Ano Novo ao Festival das Lanternas) e o Festival do Meio Outono.

Red Morley Hewitt/Unsplash

Durante o Ano Novo Chinês, não é incomum ver lanternas penduradas em árvores nas ruas, prédios de escritórios e portas de casas. Acredita-se que pendurar uma lanterna vermelha na frente da porta afasta a má sorte.

2. Dísticos de porta para melhores votos para o próximo ano

 

Dísticos chineses em portas
China Highlights/Reprodução

Dísticos de Ano Novo são colados nas portas e neles são expressos bons desejos ou declarações positivas. Estes votos geralmente são postados em pares, pois os números pares estão associados à boa sorte e à auspiciosidade na cultura chinesa. Eles são trabalhos de pincel de caligrafia chinesa, em tinta preta sobre papel vermelho.

As duas linhas geralmente de sete (ou nove) caracteres do dístico são afixadas nos dois lados de uma porta. Muitos são poemas sobre a chegada da primavera. Já outros são declarações sobre o que os moradores querem ou acreditam, como harmonia ou prosperidade. Estes podem permanecer até serem renovados no próximo Ano Novo Chinês.

Da mesma forma, uma expressão idiomática de quatro caracteres de bons desejos é frequentemente adicionada à travessa da moldura da porta.

3. Recortes de papel de sorte e felicidade

 

Recortes de papel chineses
China Highlights/Reprodução

Corte de papel é a arte de cortar desenhos em papel (pode ser de qualquer cor, mas normalmente vermelho para o Festival da Primavera) e depois colá-los em um suporte contrastante ou em uma superfície transparente (uma janela, por exemplo).

Veja também

É costume que, no norte e centro da China, as pessoas colem recortes de papel vermelho nas portas e janelas. A imagem de uma planta ou animal auspicioso normalmente inspira o tema da arte, sendo cada animal ou planta a representação de um desejo diferente.

Por exemplo, o pêssego simboliza a longevidade; a romã, fertilidade; o pato mandarim, amor; o pinheiro, eterna juventude; a peônia, honra e riqueza; enquanto uma pega empoleirada no galho de uma ameixeira pressagia um evento de sorte que acontecerá em breve.

Continua após a publicidade

4. Pinturas de Ano Novo – um símbolo de cumprimentos

Pinturas de Ano Novo são coladas em portas e paredes durante o Ano Novo Chinês para fins decorativos e como símbolo de saudações de Ano Novo. As imagens nas pinturas são figuras e plantas lendárias auspiciosas.

5. Caracteres Fu de cabeça para baixo — sorte “derramada”

 

Caractere fu invertido
China Highlights/Reprodução

Semelhante aos dísticos de Ano Novo, e às vezes como recortes de papel, existe também a colagem de grandes diamantes (quadrados a 45°) de caligrafia de papel com o caractere chinês invertido 福 (lê-se “fu”) sobre as portas.

Os caracteres fu são deliberadamente invertidos. Fu significa “boa sorte”, e postar a letra de cabeça para baixo significa que eles querem que a “boa fortuna” seja derramada sobre eles.

O lado direito do caractere era originalmente um pictograma para uma jarra. Então, ao virar de cabeça para baixo, ele implica que se está “derramando” o pote da boa sorte para aqueles que passam pela porta!

6. Árvores Kumquat – um desejo de riqueza e boa sorte

 

Árvore Kumquat
Plantura/Reprodução

Em cantonês, o kumquat é chamado de “gam gat sue“. Gam (金) é a palavra cantonesa para “ouro”, enquanto a palavra Gat soa como a palavra cantonesa para “boa sorte”.

Da mesma forma, em mandarim, o kumquat é chamado jinju shu (金桔树), e a palavra jin (金) significa ouro. A palavra ju não soa apenas como a palavra chinesa para “boa sorte” (吉), mas também contém o caractere chinês, se escrito (桔).

Portanto, ter uma árvore de kumquat em casa simboliza um desejo de riqueza e boa sorte. As árvores de kumquat são uma planta muito popular exibida durante os feriados do Ano Novo Chinês, especialmente nas regiões de língua cantonesa do sul da China de Hong Kong, Macau, Guangdong e Guangxi.

7. Flores desabrochando – votos de um próspero ano novo

 

Rodion Kutsaev/Unsplash

O Ano Novo Chinês marca o início da primavera. Por isso, não é incomum decorar casas com flores desabrochando, que simbolizam a chegada da primavera e desejos de um próspero ano novo.

As plantas florescentes mais populares e tradicionalmente usadas durante este período são os ramos de flores de ameixa, orquídeas, peônias e flores de pêssego.

Em Hong Kong e Macau, plantas e flores são extremamente populares como decorações para o festival.

*Via China Highlights

Continua após a publicidade

Publicidade