5 soluções para aplicar recursos de áudio e vídeo no projeto de interiores
Arquiteta Cristiane Schiavoni mostra como tecnologia e design caminham juntos em soluções inovadoras para o morar
Na vida contemporânea, é difícil pensar em ambientes que não dialogam com tecnologias digitais, em especial as de áudio e vídeo. Indispensável para proporcionar momentos de relaxamento e convívio, a inserção de TVs, home theaters ou sistemas de projeção deixou o papel acessório para se tornar parte do projeto e da decoração da casa.
“Cada detalhe precisa se integrar de forma natural, sem romper a harmonia do ambiente”, afirma a arquiteta Cristiane Schiavoni. De caixas de som embutidas ao teto a televisões giratórias que atendem diferentes cômodos, ela lista soluções criativas e elegantes que cumprem sua função sem competir com o projeto de interiores. Confira!
Suporte giratório na marcenaria
É comum, especialmente em plantas integradas, que o morador tenha interesse em acompanhar a programação da TV ou seu seriado favorito independentemente do ambiente onde esteja. Em situações como essas, o suporte giratório, com base fixada no piso ou na marcenaria, apresenta uma articulação que permite a rotação da tela em um campo de 360 graus, facilitando a visualização dela. A solução também é muito utilizada em apartamentos do tipo studio, justamente pela facilidade para se posicionar a TV na sala ou no dormitório apenas rotacionando o aparelho.
Cinema em casa
O conjunto composto por caixas de som integradas, telão na parede e projetor proporcionam a sensação surround e promovem uma imersão similar à experiência do cinema para quem assiste.
No projeto desta residência, o detalhe está no projetor embutido ao teto, que faz com que o equipamento não interfira na decoração do ambiente quando a programação não está em exibição.
Caixas de som na marcenaria
Por que ter apenas um ponto de som em casa se é possível ter vários? A arquiteta Cristiane sugere a instalação de caixas de som em diferentes pontos da marcenaria, o que promove amplitude sonora e melhora a fruição do som da música ou da programação exibida na tela.
Telão no pé-diretio duplo
A utilização de telões retráteis não é novidade, mas neste projeto a arquiteta aproveitou a amplitude do pé-direito para fazer dele o protagonista do espaço. Embutido no teto, o telão desce e sobe a partir de um rolo acionado remotamente. O projetor, por sua vez, foi instalado dentro da marcenaria oposta, como se estivesse flutuando, porém sem se destacar no ambiente.
“A escolha de um projetor com alta capacidade de brilho é essencial, mas sem um sistema de blackout adequado, a interferência luminosa compromete a qualidade da imagem, reduzindo a nitidez e o contraste da projeção”, explica Cristiane.
Flap TV para economizar espaço
O sistema de flap é indicado para ambientes nos quais não há um local fixo para a instalação da TV. A partir de um simples toque, ele desce suavemente do teto para proporcionar momentos de descontração sem comprometer o uso do espaço ou a sofisticação do décor.
Entre as características principais do sistema estão o movimento motorizado silencioso, diversas opções de controle (como controle remoto ou automação), estrutura robusta em aço e alumínio com acabamento sofisticado e capacidade de suportar diferentes tamanhos e pesos de TVs.
Decoração de salas: 5 projetos em que o sofá é protagonista
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
7 jeitos caseiros de desentupir a pia da cozinha
Apartamento usa tons claros e texturas naturais para criar aconchego sem madeira





