Casa Created with Sketch.

14 Inspirações de decoração para espaços pequenos

Essas dicas vão te ajudar a tornar o layout mais funcional e dar personalidade mesmo para os menores espaços

Morar em casa pequena não quer dizer que não há espaço para uma decoração bacana. Com um pouco de criatividade, todos os cômodos podem ganhar personalidade. Móveis que mudam de forma, multifuncionalidade e truques de armazenamento bacanas podem fazer seu layout ser mais funcional e transformar um canto apertado em um espaço incrível.

1. Assentos modulares

Sofá modular laranja

 (Fez/Reprodução)

Para maior flexibilidade, escolha um sofá modular composto por peças individuais que podem ser facilmente movidas de acordo com as necessidades da sala, eliminando assim qualquer espaço desperdiçado. Eles também são ótimos como divisórias, separando as áreas de estar e cozinha em uma casa de plano aberto.

2. Mesa dobrável

Mesa de jantar retátil presa à aprede

 (Pottery Barn/Reprodução)

Se você não tem espaço para manter uma mesa aberta o tempo todo, mas tem algum espaço livre na parede, considere um design dobrável. Essa é uma boa maneira de se encaixar uma área de alimentação, e cadeiras dobráveis ​​ou bancos empilháveis ​​são aconselháveis com acompanhamento.

3. Sofá-cama

Sofá-cama montado com cobertas e travesseiros

 (DFS/Reprodução)

Foi-se o tempo em que os sofás-cama eram desconfortáveis (e até feios), então você pode ficar tranquilo escolhendo um como seu sofá do dia a dia. Não só servirá para uma função diária, mas também será útil quando você tiver convidados que vão passar a noite. Escolha uma versão compacta se o espaço for muito limitado e verifique se pode ser totalmente estendido. Fique atento aos designs que têm baús para roupa de cama.

4. Seja criativo com e espaço da cama

 (IKEA/Reprodução)

Quando se trata de planejar a área de dormir, tente encaixar o máximo possível de espaço de armazenamento. Lençois, cobertas e outras roupas de cama podem ficar guardadas em armários embaixo de uma cama elevada. Você pode até adicionar prateleiras elevadas acima para um livro de cabeceira.

5. Faça seu próprio cantinho

 (New Africa / Shutterstock/Reprodução)

Em vez de um sofá reto convencional, opte por um modelo de canto. Ele fará o melhor uso do espaço em uma sala pequena e acomodará mais pessoas. Uma versão mini de canto como esta é excelente para estúdios ou pequenos apartamentos e alguns até vêm com armazenamento escondido dentro. Com alguns quadrinhos e almofadas fofinhas, esse pode ser o cantinho mais confortável da casa.

6. Armários flutuantes

Móvel do banheiro, preso à parede, sem encostar no chão

 (Jodie Johnson/Shutterstock/Reprodução)

Sempre que possível, opte por móveis de parede flutuantes, especialmente em espaços pequenos, como banheiros. Isso lhe dará a ilusão de mais espaço, pois a área do piso parecerá maior. Um armário suspenso com uma bacia de cerâmica instalada na parte superior permite um amplo armazenamento, mas não parece apertado.

7. Armazenamento móvel

Caixotes empilhados servindo de nicho para a cozinha

 (Photographee.eu/Shutterstock/Reprodução)

Em vez de se comprometer com móveis permanentes, é melhor usar unidades independentes que você possa mover. As caixas empilháveis ​​são ideais, pois você pode as embaralhar e reconfigurá-las conforme desejado. Os carrinhos com rodinhas também são perfeitos, pois podem ser girados pela sala e guardados quando não estiverem em uso.

8. Jardins Verticais

Jardim vertical com plantas em parede de tijolo laranja

 (Lulu e Isabelle/Shutterstock/Reprodução)

Se quiser acrescentar plantas à sua casa, fixe caixas ou vasos na parede externa para que você possa cultivar flores, ervas ou mesmo vegetais. É uma maneira simples de esconder paredes feias e também traz cor e vida a um espaço monótono. Isso funciona em qualquer lugar e fica especialmente legal em varandas.

9. Prateleiras Verticais

Armário com prateleiras verticais, com utensílios como panelas e tábua de cortar carne

 (Lewis Alderston & Co/Reprodução)

Preste atenção ao interior dos seus armários e certifique-se de que estão organizados da melhor forma possível. A divisão dos armários com prateleiras verticais em oposição às horizontais proporcionará mais espaço para guardar assadeiras, panelas, bandejas e tábuas de cortar.

10. Dividir áreas com cortinas

Cortina para separar o quarto dos demais cômdos

 (Dunelm/Reprodução)

Uma solução rápida para viver em plano aberto sem adicionar divisórias permanentes é dividir os cômodos grandes com cortinas ou telas. Prenda um varão em toda a largura da sala ou simplesmente prenda o tecido direto no teto. É barato e imediatamente separa as áreas e cria privacidade.

11. Cama com baú

Cama com baú

 (Tempo 4 Sono/Reprodução)

Se o seu quarto for pequeno, um baú transformará a maneira como você usa o espaço. Mais fácil para levantar, você pode armazenar tudo que normalmente colocaria no guarda-roupa – roupas, sapatos, bolsas, etc. E, pronto, você tem um guarda-roupa onde pode dormir!

12. Aproveite as paredes

 (IKEA/Reprodução)

Sem lugar para os livros, bibelôs e pequenos vasos? Nichos e prateleiras nas paredes são uma boa forma de criar espaço de armazenamento sem ocupar muito espaço. Se a parede for neutra, os nichos podem funcionar como uma peça decorativa, trazendo cor e forma ao ambiente.

13. Pendure coisas

 (Photographee.eu / Shutterstock/Reprodução)

Mantenha o piso livre em um quarto pequeno fixando uma prateleira suspensa ao lado da cama. Esta é uma ótima opção para guardar livros e itens essenciais de cabeceira, mas tome cuidado com a xícara de café da manhã! Economize ainda mais espaço envolvendo a iluminação de cordas em torno da cabeceira da cama em vez de usar uma lâmpada lateral convencional.

14. Deixe os utensílios fora dos armários

 (Argos/Reprodução)

É muito provável que você tenha uma parede (ou um pedaço de parede) sem nada na cozinha que possa colocar para funcionar. Um par de trilhos de metal é fácil de colocar e ideal para pendurar utensílios, potes e panelas. Não só é uma forma prática de economizar espaço no armário, mas também garante que os itens mais usados ​​estejam sempre à mão.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.