Casa Created with Sketch.

10 inspirações de espaços ao ar livre para fazer refeições e socializar

Proibidas as aglomerações em espaços públicos, é hora de aproveitar as áreas ao ar livre de sua casa. Confira alguns projetos e inspire-se:

 (Dimitar Gamizov/ArchDaily)

Permanecer muito tempo dentro de quatro paredes pode se tornar agonizante e até ser prejudicial à saúde, já que tomar sol auxilia na produção de vitamina D e, por consequência, na maior absorção do cálcio e do fósforo pelo organismo.

Com a pandemia de coronavírus, porém, os passeios em parques e praças passaram por restrições e nem todos se sentem seguros a compartilhar os espaços com outras pessoas. Para quem quer sair de casa e aproveitar o sol e a natureza, uma saída é usufruir dos espaços externos da casa. Jardins domésticos e pátios podem ser o melhor lugar para compartilhar momentos de qualidade com a família, enquanto não podemos nos reunir com muita gente. 

Para inspirar estes momentos ou a sua próxima reforma, confira 10 ideias de espaços de estar externos compilados pela Dezeen: 

1. Guadalajara House (México), por Alejandro Sticotti

Guadalajara House, por Alejandro Sticotti

Guadalajara House, por Alejandro Sticotti (Dezeen/Reprodução)

Esta casa em Guadalajara, no México, aproveita ao máximo o clima ameno com uma galeria aberta em forma de L que se estende desde a casa para fornecer um espaço fresco para jantar e relaxar.

Pavimentada em pedra polida, a galeria apresenta duas zonas. A área de jantar possui uma mesa de madeira com doze lugares colocada ao lado de uma lareira ao ar livre, enquanto a área de estar consiste em um sofá com estrutura de madeira espalhado por almofadas, cadeiras borboleta de couro e uma grande mesa de centro quadrada.

2. House of Flowers (Estados Unidos), por Walker Warner

House of Flowers, por Walker Warner

House of Flowers, por Walker Warner (Dezeen/Reprodução)

Esta área de refeições ao ar livre fica em uma vinícola da Califórnia, mas seu estilo rústico também pode funcionar em um jardim doméstico ou pátio. Aqui, os visitantes podem desfrutar de uma taça de vinho ao sol, sentados contra uma parede de adobe.

Bancos de madeira embutidos são combinados com mesas resistentes e bancos de madeira talhados. As mesas são decoradas com buquês simples do jardim.

3. Apartamento Jaffa (Israel), por Pitsou Kedem

Apartamento Jaffa, por Pitsou Kedem

Apartamento Jaffa, por Pitsou Kedem (Dezeen/Divulgação)

Este apartamento de frente para o mar em Jaffa, em um edifício histórico, tem um pátio estreito que é usado para refeições ao ar livre durante os meses de verão. Uma mesa de jantar brilhante é fácil de limpar e é complementada por cadeiras de plástico práticas.

As antigas paredes de pedra e o piso de concreto são suavizados por arbustos e trepadeiras colocadas em vasos ovais.

4. Garden pavilion (Reino Unido), por 2LG Studio

Garden pavilion, por 2LG Studio

Garden pavilion, por 2LG Studio (Dezeen/Divulgação)

Os designers de interiores britânicos Jordan Cluroe e Russell Whitehead, do 2LG Studio, construíram para si próprios um pavilhão pintado de branco no jardim dos fundos que é usado como espaço para refeições e socialização quando o tempo permite.

O pavilhão elevado é revestido com ripas de madeira e serve como área de refeições coberta. O amplo deck de madeira adiciona um toque de calçadão à beira-mar ao conjunto.

5. Casa 4.1.4 (México), por AS/D

Casa 4.1.4, por AS/D

Casa 4.1.4, por AS/D (Dezeen/Divulgação)

Este retiro multigeracional de fim de semana no México apresenta quatro moradias separadas dispostas em torno de um pátio pavimentado em granito e dividido ao meio por um riacho raso.

Em um dos alojamentos fica uma pérgula de aço com um dossel de madeira ripada. Isso cria um local com sombra para jantares em família, mobiliado com uma mesa de teca, cadeiras de jantar e bancos. Uma cozinha ao ar livre permite que a preparação e o cozimento das refeições sejam feitos ao ar livre.

6. Mykonos holiday home (Grécia), por by K-studio

Mykonos holiday home, por K-studio

Mykonos holiday home, por K-studio (Dezeen/Divulgação)

Uma pérgula de nogueira coberta com juncos oferece sombra para o espaço ao ar livre nesta casa de temporada em Mykonos. Composto por uma área de estar e uma mesa de jantar de dez lugares, o terraço de pedra tem vista para uma piscina infinita em direção ao oceano.

“Para criar uma casa que permitisse aos hóspedes desfrutar de estar ao ar livre durante todo o dia, precisávamos filtrar a intensidade avassaladora do clima, fornecendo sombra e proteção contra os elementos”, disse o escritório.

7. Country House (Itália), por Studio Koster

Country House, por Studio Koster

Country House, por Studio Koster (Dezeen/Reprodução)

A casa de campo italiana do Studio Koster, perto de Piacenza, tem um espaço idílico para refeições ao ar livre, situado em meio a um jardim da casa de campo. O cenário, próximo a uma parede de madeira, oferece abrigo da brisa enquanto o cascalho de lava fornece um toque rústico de baixa manutenção.

Cadeiras de estrutura de aço com assentos de vime e pufes com capas de tecido dão ao espaço uma sensação eclética.

8. Villa Fifty-Fifty (Holanda), por Studioninedots

Villa Fifty-Fifty, por Studioninedots

Villa Fifty-Fifty, por Studioninedots (Dezeen/Reprodução)

Este espaço para refeições na Villa Fifty-Fifty em Eindhoven é interno e externo. Portas de vidro dobráveis transformam a sala em uma loggia que se abre para um pátio de um lado e uma borda densamente plantada do outro.

Ladrilhos de pedreira e plantas em vasos de terracota adicionam um toque de climas mais ensolarados, enquanto a única mobília é uma mesa de jantar robusta e um conjunto de cadeiras cotovelo projetadas por Hans J Wegner para Carl Hansen & Son.

9. House B (Áustria), por Smartvoll

Casa B, por Smartvoll

Casa B, por Smartvoll (Dezeen/Reprodução)

Nesta casa na Áustria, uma área para refeições ao ar livre fica em um terraço de concreto de dois andares. A mesa de jantar, feita de madeira escura para contrastar com o cimento claro, é colocada perto da casa para protegê-la das intempéries.

Grandes oleandros em vasos garantem privacidade à área de jantar no nível superior do pátio, enquanto as vinhas plantadas em um vazio circular se espalham sobre o nível inferior.

10. The White Tower (Itália), por Dos Architects

The White Tower, por Dos Architects

The White Tower, por Dos Architects (Dezeen/Reprodução)

Esta casa branca e bem iluminada em Puglia oferece uma área para refeições ao ar livre com um design simples e elegante. Cadeiras de diretor com assentos de lona bege conferem uma sensação de acampamento ao ar livre e combinam com a mesa de madeira clara. Uma pérgola feita de colunas de aço esguias é sombreada por canas.

Dois objetos de mesa decorativos em verde quebram o esquema de cores bege e adicionam um toque simples, mas elegante.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.