Casa Created with Sketch.

Reforma sem quebra-quebra em apenas um dia

Veja os reparos simples que um profissional pode realizar em uma diária para dar cara nova a sua casa

Tem pouco tempo na agenda para arrumar o seu imóvel e quer aproveitar as 24 horas de um dia de fim de semana para deixar tudo em ordem, com cheirinho de renovação no ar? Há muitas soluções que podem ser feitas em apenas um dia de trabalho de um profissional especializado, seja um pedreiro, encanador ou eletricista.

Para uma reforma rápida, limpa e livre de entulhos, o arquiteto Alexandre Cardim indica, por exemplo, a realização de serviços como pintura, iluminação e troca do papel de parede e de louças dos banheiros. “Tudo depende da quantidade de profissionais e do tempo que teremos disponíveis. Precisamos ser criativos e projetar em cima do que é possível fazer”, pontua ele. Veja alguns reparos “express” para fazer em casa.

Piso novo em um piscar de olhos

 (Getty/Getty Images)

Para quem mora em apartamento e quer reformar o piso sem incomodar os vizinhos com barulho e entulho, vale instalar o revestimento novo sobre o antigo. Modelos de porcelanato como o cimentício ou o que imita madeira são boas opções, inclusive porque as peças são maiores, o que economiza tempo de aplicação. Dependendo da metragem do espaço, a instalação total pode ser realizada em apenas um dia.

É importante ter bastante atenção durante o processo, pois o profissional contratado deve conferir se o piso anterior está oco ou quebrado. Caso esteja, será necessário arrancar as peças antigas, nivelar com argamassa e só então aplicar o novo revestimento.

Banheiro bonito com trocas simples

 (Getty/Getty Images)

Na lista de tarefas que podem ser realizadas em um dia de trabalho estão as reformas simples de banheiro. A troca das louças, com a instalação da bacia com caixa acoplada e também de uma nova torneira no lavatório, é uma solução bem rápida de executar. Para completar a transformação do cômodo, invista na colocação de gabinete e espelheira.

Sala renovada com papel de parede

 (Getty/)

Aplicar um novo papel de parede é outro serviço que pode ser feito em apenas uma diária do profissional contratado. Se você tiver disposição, dá para testar suas próprias habilidades e convidar um amigo ou parente para ajudar na instalação.

A escolha do papel depende do seu gosto e da composição que pretende montar em casa, mas algumas ideias podem ser consideradas: estampa de tijolinhos, ótima para criar um clima industrial, e o modelo que imita cimento queimado, ideal para quem deseja uma decoração atualizada e moderna.

Faça você mesmo a decoração da casa

Luminária industrial com cano de PVC

 (Getty/Getty Images)

Essa é uma dica para quem quer criar uma luminária criativa e moderna, que pode se adaptar a diferentes estilos decorativos e a vários cômodos da casa, como a sala de estar, o quarto e o escritório.

Materiais

● 1 cano de PVC de 45 cm
● 5 canos de PVC de 15 cm
● 1 fio de luz
● 6 cotovelos de PVC
● 1 lâmpada de LED na cor branca ou amarela
● 1 bocal de lâmpada
● Tomada
● Chave Philips
● Estilete
● Tinta spray da cor que preferir

Passo a passo

1) Comece pintando os canos com a tinta spray. Lembre-se de forrar o chão ou a mesa com papelão ou jornal para não manchar. Aguarde o tempo de secagem recomendado na embalagem da tinta antes de seguir para o próximo passo, ok?

2) Separe a ponta do fio de luz em duas e descasque cada uma delas, com a ajuda do estilete, até que apareça o fio descoberto.

3) Pegue o bocal, abra-o e encaixe uma pontinha do fio em cada um dos parafusos. Use a chave Philips para desenroscar os parafusos, em seguida coloque os fios e aperte bem com a chave.

4) Coloque a ponta contrária do fio de luz por dentro da outra parte do bocal, de modo que você consiga juntar uma metade do bocal à outra.

5) Em seguida, você começará a passar o fio de luz por cada um dos pedaços dos canos de PVC. O primeiro é o cotovelo, depois use um pedaço de cano de 15 cm, coloque mais um cotovelo e encaixe o pedaço grande de cano, que tem 45 cm.

6) Dê continuidade aos encaixes com mais um cotovelo, em seguida outro pedaço de 15 cm de cano e assim sucessivamente até usar todos os canos. Ficará a ponta do fio para fora e você deverá dividi-la em duas partes, exatamente como fez no início com a ajuda do estilete.

7) Fazendo essa separação, bastará encaixar na tomada e enroscar cada um dos parafusos com a chave Philips. Depois, encaixe a lâmpada no bocal, ligue na tomada e pronto!

Se tiver alguma dúvida de como fazer, confira o vídeo da youtuber Ana Loureiro.

Estante ou escada?

 (Getty/Getty Images)

Que tal reaproveitar uma escada de madeira antiga e transformá-la em uma bela estante decorativa? Para isso, é só escolher uma cor de sua preferência, lixar a escada e pintá-la. Dá para incrementar o projeto e colocar prateleiras de um degrau ao outro ou ainda prender o objeto na parede em sentido horizontal, como se fosse uma arara. O resultado pode render um toalheiro para o banheiro ou um revisteiro para a sala de estar.

Revele as imagens da sua vida!

 (Getty/Getty Images)

Um varal de fotos é outra sugestão simples, rápida e totalmente personalizada para o seu décor. Para montá-lo, use barbante colorido ou até o pisca-pisca que sobrou da decoração natalina. Fixe o varal na parede com fita adesiva ou pregos e use os prendedores que mais combinam com o seu estilo para segurar as fotos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. David Xavier

    Muito bom, veja também nossos produtos de Material para Construção na Marson

    Curtir

  2. Veja Também Artesanei.com.br | Novo Shopping Artesanato, Decoração!

    https://artesanei.com.br
    Artesanei – Novo Shopping – Descubra fabricantes, Designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar – Artesanei.com.br !🌸🌺🌼🌻🍀

    Curtir