Casa Created with Sketch.

Cozinha branca de 9 m² com ar retrô é sinônimo de personalidade

Pastilhas hexagonais, móveis desenhados e madeiras com tons claros aquecem o ambiente e o deixam ainda mais convidativo

Engana-se quem pensa que uma cozinha branca é um ambiente frio e sem graça. O projeto da designer de interiores Patrícia Ribeiro repleto de personalidade e aconchego, conferidos pela composição do décor, prova o contrário! A madeira clara esquenta o local e o ar retrô das pastilhas hexagonais e desenhos dos móveis traz ainda mais charme ao espaço.

Vista da cozinha

Vista da cozinha (Luiz Gomes/Casa.com)

A bancada em L, o jirau (um paneleiro suspenso) e todo o projeto foi pensado para atender as expectativas de quem gosta de cozinhar e receber. “Foi um achado! Eles têm um ar provençal, de cozinha europeia que eu gosto muito”, diz Patrícia. Mesmo com apenas  9 m², a cozinha comporta a família, os convidados e até os pets – que ganharam um cantinho exclusivo neste projeto. O capricho e cuidado do layout se estendeu à lavanderia, vizinha de parede. Com a mesma linguagem do primeiro ambiente, discrição e elegância dão o tom deste espaço.

Armários e pastilhas hexagonais.

Armários e pastilhas hexagonais. (Luiz Gomes/Casa.com)

Beleza e praticidade

Os armários foram o ponto de partida do projeto. “Por serem modulares, como medida foi melhor começar por eles e depois encaixar os outros elementos”, pontua Patrícia. Prateleiras foram inseridas para amarrar a distribuição das peças, nos vãos entre uma parte e outra. “É um artifício funcional e estético. Acho útil deixar itens de cozinha bem à mão, além de enriquecer a decoração e dar um respiro ao layout”, justifica.

A contemporaneidade do projeto foi conferida através dos eletrodomésticos modernos, combinados com o vintage do mobiliário.“Se fosse escolher tudo com design retrô, além de ficar com carinha de casa de vovó, seria bem mais caro”, conta a designer.

Eletrodomésticos contrastam com a decoração.

Eletrodomésticos contrastam com a decoração. (Luiz Gomes/Casa.com)

As pastilhas hexagonais, que revestem algumas das paredes trazem ainda mais força ao ar old fashioned. “Assentamos com um rejunte acinzentado para destacar o bonito desenho das peças”, revela Patrícia.

O piso da cozinha e da lavanderia também merecem atenção: um porcelanato e acabamento amadeirado, que esquenta visualmente a área e, ao mesmo tempo, facilita a rotina de limpeza foi aplicado para unir conforto e praticidade.

Piso e pastilhas da lavanderia.

Piso e pastilhas da lavanderia. (Luiz Gomes/Casa.com)

Segredos do projeto

Planta da cozinha

Planta da cozinha (Divulgação/Casa.com)

A leveza no ambiente é conferida pelos móveis soltos, como a mesa e o aparador: “eles criam uma atmosfera gostosa, dão mais flexibilidade ao layout, já que você pode arrastá-los – por isso, não compre peças pesadas”, aconselha Patrícia.

O revestimento com pastilhas foi aplicado somente em algumas das paredes da cozinha e da lavanderia. “Principalmente nas áreas de trabalho e atrás das bancadas, onde pode sujar e molhar. As demais, preferi revestir com tinta. A pintura dá uma carinha de sala, de restaurante”, justifica.

Pastilhas revestem a parede atrás da bancada.

Pastilhas revestem a parede atrás da bancada. (Luiz Gomes/Casa.com)

Objetos e móveis de madeira em tons claros esquentam a composição, sem tirar o protagonismo do branco, garantindo harmonia e elegância.

Os itens de cozinha, que merecem um destaque especial, ficam expostos nas prateleiras ou pendurados em ganchos, atuando também como objetos decorativos.

Objetos expostos.

Objetos expostos. (Luiz Gomes/Casa.com)

 

É preciso planejar!

A designer explorou as maiores paredes em L, garantindo uma ampla mesa de trabalho e mais armários. A mesa de jantar foi deslocada para o lado direito, melhorando a circulação à esquerda. Com o novo layout, o espaço abrigou ainda um móvel aberto e o cantinho dos pets!

Móvel e espaço dos pets.

Móvel e espaço dos pets. (Luiz Gomes/Casa.com)

Receita clássica

Branco e madeira iluminam e acolhem, por isso Patrícia abusou da dupla em móveis, objetos e revestimentos. “Claro que o colorido faz falta e quebra a monotonia, só que, para manter a atmosfera calma, entrei com tons delicados”, explica. Verdes, rosados e azuis chegam em tonalidades rebaixadas, em itens soltos. “Como a base é neutra, dá para inserir qualquer outra cor. Se mais tarde sentir falta de vibração, basta trocar os objetos”, sugere.

Não passa em branco!

Como não há porta, a lavanderia é praticamente integrada à cozinha, por isso, tem a mesma linguagem visual. “Gosto que os ambientes conversem”, aponta Patrícia, que usou os mesmos revestimentos e linha de móveis. Prateleiras leves e armários fechados apenas na parte inferior garantem um ambiente com amplitude visual. O gabinete com tanque é garantia de armazenamento e charme extras.

Cantinhos especiais da lavanderia.

Cantinhos especiais da lavanderia. (Luiz Gomes/Casa.com)

Para exibir

A ideia de instalar um jirau para pendurar as panelas era incialmente apenas decorativa, mas se revelou uma solução prática. “É um curinga que vale o investimento!”, revela a designer, sobre a peça, que ainda funciona como luminária. Outras soluções que aumentam as possibilidades de armazenamento, além de incrementar a decoração, são a barra com ganchos, os diferentes tipos de prateleiras, bandeja e jarros com função de apoio para utensílios. Mas atenção: cozinha exibida assim pede muita organização!

Jirau da cozinha.

Jirau da cozinha. (Luiz Gomes/Casa.com)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s