Continua após publicidade

O calendário da manutenção

Veja abaixo, com que periodicidade cada item deve ser lembrado. Evitar é sempre melhor do que consertar e sai mais barato

Por Da redação
Atualizado em 19 jan 2017, 15h26 - Publicado em 6 dez 2006, 02h20

 

Fique de olho

Dentro da alvenaria, nas estruturas da casa, o ferro está protegido da maresia. Se estiver aparente, em grades, portões e janelas, atenção: ao menor sinal de ferrugem, lixe-o e aplique um bom zarcão. Depois, pinte com tinta esmalte. O mesmo vale para as casas de campo.

1 vez por semana

Pisos cerâmicos, de pedra, tijolo, cimento queimado e ladrilho hidráulico pedem proteção de cera. Mas evite o excesso: camadas sucessivas podem escurecê-los. Retire os resíduos com um bom removedor a cada quatro meses. Se o chão é de¿ mosaico português branco, lave-o com ácido muriático a cada dois meses.

1 vez por semana

Os móveis também demandam cuidados: devem receber cera de uso doméstico ou óleos (os tradicionais, encontrados nos supermercados). Em períodos de uso menos constante, basta uma aplicação mensal.

Continua após a publicidade

1 vez por semana

Para que os vidros não fiquem com aquele aspecto engordurado, o melhor é limpá-los, por dentro e por fora, com produtos do tipo Varsol, que criam uma película protetora.

3 meses

Manter em ordem a casa onde moramos é uma tarefa tão rotineira quanto tomar banho. A faxina básica ajuda a conservar pisos e móveis; os probleminhas que aparecem no dia-a-dia são logo solucionados. Juntando um conserto aqui e um cuidado ali, temos, sem perceber, uma manutenção constante. Se a mesma atitude é inviável nas casas de lazer, menos freqüentadas, tente cumprir uma agenda de revisões periódicas.

Obras na Casa Cor 3

Evite empoçamentos e possíveis infiltrações revisando as calhas. Elas podem ser obstruídas por ninhos de passarinhos ou folhas, que impedem o escoamento da água. Quando há muitas árvores em torno da casa, é bom aumentar a freqüência das checagens.

Continua após a publicidade

6 meses

Madeiras semi-expostas, como os pilares de uma varanda, precisam ser tratados com cera ou algum tipo de óleo (queimado, de peroba ou linhaça).

 

1 ano

Decks de madeira podem ser cobertos com pelo menos três demãos dos vernizes de linha marítima. Se o produto descascar, deixando que a água penetre, retire todos os resíduos antes de reaplicá-lo. Caso opte pelo óleo de linhaça, aumente o número de aplicações para duas vezes ao ano.

Continua após a publicidade

 

1 ano

Hora de chamar uma empresa dedetizadora. Aproveite a ocasião para usar substâncias anticupins nas madeiras da casa. Mesmo assim, não descuide: observe os rastros identificáveis desse inseto – pozinhos de cor bege ou marrom.

 

1 ano

Antes que uma goteira o surpreenda no meio da noite, cheque se todas as telhas estão inteiras e no lugar. Não perca a viagem: quando conferir o telhado, veja também como anda a chaminé da lareira. Ela precisa de passagem livre para a fumaça.

Continua após a publicidade

 

2 anos

Continua após a publicidade

Essa é uma boa freqüência para refazer a pintura. Mas, verifique sempre o aparecimento de pontos de umidade e áreas descascadas, o que pode abreviar o período indicado. Já uma pintura caiada pede manutenção menos constante.

 

2 anos

O intervalo entre uma e outra limpeza das fossas sépticas, que servem às casas não atendidas pela rede de esgoto, varia de acordo com o tamanho. Esse é o período indicado para uma fossa de 1700 litros – o normal em uma moradia de seis pessoas. O procedimento é feito por empresas especializadas ou por bactérias que se alimentam de lodo, vendidas em supermercados.

 

4 anos

Vigas e outras madeiras estruturais pedem verniz ou seladora foscos. Se a região for muito úmida, é bom observá-las com mais freqüência.¿

Publicidade