Veja como isolar acusticamente sua casa dos barulhos da cidade

Encontre maneiras de tornar o seu home office mais prazeroso e sem distrações

Por Redação Atualizado em 19 fev 2022, 21h18 - Publicado em 22 fev 2022, 19h00
Reprodução/Giphy

Seja o barulho dos caminhões de lixo, a música alta de um carro ou o zumbido geral do tráfego de pedestres do lado de fora da sua janela, o som da cidade pode ser exaustivo e atrapalhar o seu dia a dia. Se você acha que todo o burburinho está tornando a vida em casa enlouquecedora -principalmente com a vida de home office – você não está sozinho.

Para muitos moradores de apartamentos, o ruído perturbador e indesejado é um fato da vida que muitas vezes parece inevitável. Felizmente, não importa onde você mora ou que tipo de espaço você tem, a insonorização é uma opção. Embora isso possa evocar imagens de reformas e muito dinheiro sendo gasto, há muitas maneiras fazer isso sem precisar gastar suas economias ou reconstruir sua casa.

Veja algumas estratégias simples que podem fazer uma grande diferença:

Arrume a sua porta da frente

 

Continua após a publicidade

Se você ouve todas as conversas faladas no corredor do prédio no conforto do seu sofá, é provável que haja grandes aberturas de ar ao redor da porta da frente. Selar esses vazamentos silenciará a conversa. Como o som viaja no ar, qualquer lacuna pela qual você possa ver a luz também o deixará passar.

Por isso, adicione um protetor de porta, uma tira de borracha grossa que veda contra o limiar. Isso também ajudará a impedir a entrada de poeira, insetos e correntes de ar, além de ruídos. Se o resto da porta não se fecha bem contra os batentes, vede as laterais e a parte superior com espuma de vedação.

Pendure cortinas de porta

 

Continua após a publicidade

Você pode criar outra camada de isolamento acústico sobre a porta da frente com cortinas blackout pesadas. Quando fechadas, ajudam a absorver qualquer barulho que vaze pela porta.

Porta do quarto à prova de som

 

Continua após a publicidade

Assim como na porta da frente, as aberturas sob as portas internas deixam passar muito som, como se a porta estivesse parcialmente aberta. Preencha as lacunas com protetores, comprados ou caseiras. As versões mais convenientes são fixadas na porta (geralmente com um elástico) para que você não precise colocá-las no lugar o tempo todo.

Reduza o ruído refletido

O ruído reflete em superfícies duras, como paredes, pisos e tetos, aumentando o nível geral dentro de uma sala. Para amenizar isso, cubra as paredes nuas e até tetos com algo macio, para que vozes, latidos ou até mesmo a comoção criada por um aspirador de pó em funcionamento não se reproduzam.

Um tapete felpudo no teto e outros de borracha nas paredes suavizam os barulhos irritantes dentro do apartamento e absorvem o zumbido das unidades adjacentes.

Obtenha um tapete grosso

 

Continua após a publicidade

Você provavelmente sabe que nada abafa ruídos em uma área de tráfego intenso como um tapete. Então, se você tem pisos duros, faz sentido jogar uma peça grossa. Mas aqui está uma dica pouco conhecida: deslizar um tapete de densidade por baixo dele aumentará o potencial de redução.

Veja também

Posicione uma estante

 

Continua após a publicidade

Tem uma parede fina? Adicionar um móvel embutido é um truque sorrateiro que abafará o zumbido do apartamento ao lado. Materiais e objetos maciços resistem à vibração e, assim, diminuem a transmissão do som. Certifique-se de que as bordas do embutido se encaixem perfeitamente nas paredes, no piso e no teto, para que não haja espaços de ar. Uma estante é o móvel perfeito para isso!

Considere painéis acústicos

 

Continua após a publicidade

Painéis acústicos estão disponíveis como placas ou tecidos que você pendura nas paredes. Enquanto a maioria dos tipos são projetados para impedir que o barulho seja refletido em superfícies duras, outros são muito eficazes em portas ou janelas.

Instale cortinas à prova de som

 

Continua após a publicidade

Cortina longa do chão ao teto

As cortinas de isolamento acústico ajudam a evitar que ruídos externos arruinem seu sono de beleza. Este item para uma janela de tamanho médio pode pesar 6,8 kg e fica plana contra a parede para bloquear o som e desviá-lo de volta para fora. Algumas cortinas de absorção de ruído deslizam ao longo dos trilhos para facilitar a abertura e o fechamento.

Adicionar painéis de janela

 

Continua após a publicidade

12-cantinho-da-leitura-janela-spacewise-statelynomad

Se você deseja bloquear o barulho externo, mas sem interferir na vista do seu apartamento, considere painéis nas janelas. Eles são transparentes, de vidro ou acrílico, e você instala sobre as janelas existentes. Projetados para criar uma vedação hermética que reduz o ruído externo em 50% ou mais, alguns também podem ser retirados facilmente quando não são necessários, tornando conveniente abrir a janela para respirar ar fresco.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade