Continua após publicidade

Como funciona o sistema de escoamento da pia?

Conheça os diferentes modelos e funcionalidades deste importante acessório

Por Redação
25 out 2022, 19h00
Como funciona o sistema de escoamento da pia?
(Divulgação/Casa.com.br)

Para acertar na decoração de banheiros e cozinhas, você não pode deixar nenhum detalhe passar batido, mesmo que ele seja pequeno ou cumpra funções específicas, como é o caso da válvula de escoamento. Embora geralmente figure entre as últimas peças da lista de compras, esse componente é fundamental para o bom funcionamento das pias e, além disso, hoje estão disponíveis no mercado diferentes designs e acabamentos. A arquiteta Regina Padilha, da Fani Metais e Acessórios, explica a diferença entre os diferentes modelos de válvula, como as opções com ou sem ladrão, além de alternativas clicáveis ou rosqueáveis.

Sem ladrão

No universo da hidráulica, quando se fala em “ladrão”, estamos nos referindo a um componente cuja função é permitir o escape da água excedente, impedindo o transbordamento em um recipiente ou reservatório. A presença (ou não) desse componente nas válvulas de escoamento interfere diretamente no controle da água represada nas cubas, sobretudo em relação à comodidade do usuário de ajustar a vazão conforte a preferência ou necessidade. “Por não terem nenhum sistema de retenção de água acoplado, a válvula sem ladrão sempre vem acompanhada de um tampão, que faz a vedação da válvula para reter a água na pia”, explica Regina. “Sem o tampão, a água escorre livremente pela válvula, sendo possível enxergar o fundo dela ao olharmos por cima”, explica Regina. Apesar da simplicidade no funcionamento, o que faz dela o modelo mais utilizado no mercado, hoje existem diversas opções de acabamento neste tipo de válvula, variedade de cores que vem aumentando o valor agregado do produto nos últimos anos.

Click ou rosqueável?

Agora que você já sabe como funciona uma válvula sem ladrão, é hora de conhecer os modelos que possuem este componente que ajuda a escoar ou represar a água da pia. Existem dois tipos principais no mercado: click ou rosqueável. Neles, o tampão não é mais necessário. O controle do fluxo de água se dá pelo mecanismo acoplado no topo da válvula, o que acrescenta mais comodidade no dia a dia e acaba com o “tira e põe” da tampa – uma peça que as pessoas acabam até perdendo ao longo dos anos. “No modelo rosqueável, você acelera ou diminui o fluxo de escoamento da cuba rosqueando ou desrrosqueando a parte superior da válvula. Esse controle de velocidade dá uma dinâmica mais personalizável para o uso do lavatório”, explica a arquiteta. “A versão clicada não permite o ajuste gradual do escoamento, mas dá a comodidade de interromper ou liberar o escoamento instantaneamente, apenas apertando (clique) para abrir ou fechar”, completa.

Seja na clicável, seja na rosqueável, cores e texturas ficam ainda mais evidentes, o que permite combinar a paleta não só em relação aos outros metais e acessórios do banheiro e da cozinha, mas também em relação à cuba. Também é possível escolher entre designs redondos e quadrados.

Publicidade