Como fazer um tapete de ladrilhos hidráulicos
Dicas preciosas para quem pretende fazer e como limpá-lo.
Na cozinha desenhada pela arquiteta Luciana Penna, o piso foi revestido com tecnocimento (da NS Brazil) e tem um tapete de ladrilho. A espessura do ladrilho hidráulico é de 14 mm e a do Tecnocimento, depois de instalado, é de 2 mm.
Primeiro, instalam-se os ladrilhos. Devido à diferença de espessura entre os pisos, é feito um rasgo no contrapiso, para rebaixá-lo, no local onde serão colocados os ladrilhos. A profundidade da área rebaixada deve considerar a diferença de espessuras (12 mm) e a espessura da argamassa de assentamento.
Os ladrilhos são assentados com argamassa.
Depois do assentamento, a diferença de altura entre o contrapiso e os ladrilhos deve ser de 2 mm (exatamente a espessura do Tecnocimento que será aplicado depois).
Os ladrilhos precisam ser protegidos com plástico bolha e, por cima, papelão (o papelão não pode ficar em contato direto com o ladrilho, pois há risco de manchas).
Com os ladrilhos cobertos, a equipe responsável pelo tecnocimento faz a instalação do material, o que demora entre dois e três dias.
Depois de prontos, os dois pisos recebem o mesmo tipo de tratamento, para garantir a uniformidade de brilho: seladora à base de água, resina à base de poliuretano e cera protetora acrílica Rocket 21.
A limpeza é feita com pano úmido e detergente neutro. Sempre que houver desgaste da cera, ela pode ser reaplicada com rodo e pano.