Aproveite a energia do sol
Instalados no telhado ou junto à casa, os coletores solares aquecem a temperatura da água de chuveiros e pias. Uma boa alternativa para economizar energia.
O blecaute que afetou a rotina de americanos e canadenses há alguns anos mostrou que até os países desenvolvidos estão sujeitos ao problema vivido pelos brasileiros. A ameaça do apagão suscitou uma nova postura de consumo. Cautelosa, a população passou a ver com bons olhos outras fontes de geração de energia, entre elas a solar – mais barata e ecologicamente correta. O equipamento, constituído de placas que captam a radiação do sol e de um reservatório térmico (boiler), substitui as opções elétrica e a gás. “Se o projeto for bem dimensionado, não faltará água quente. E o sistema trabalha junto com o elétrico”, explica o engenheiro Rodrigo Cunha Trindade, diretor da Agência Energia. Em princípio, toda casa pode dispor dos coletores. O ideal é instalá-los durante a construção. “Fica mais simples de atender às necessidades hidráulicas e estudar o desenho do telhado para não prejudicar a estética”, diz o arquiteto Wladimir Arruda. Nada impede, porém, de adotá-los numa reforma. “Basta adequar as condições da obra aos modelos disponíveis no mercado”, tranqüiliza Angelina Maran, gerente da Velp, representante dos produtos Solarem, da empresa Tuma.
Atrativos do equipamento Ao adotar os coletores solares, o usuário faz uma economia de 30% a 40% na conta de luz, segundo os fabricantes. “Se o parâmetro for o gasto específico com o aquecimento de água, esse número salta para 70% a 80%”, assegura Marcos Luciano, gerente de vendas da Soletrol. Só para ter uma idéia, um banho diário de dez minutos consome cerca 22 quilowatts/ hora mensais. Multiplicando esse valor pelo número de pessoas de uma família, é possível calcular a economia que a energia solar traz no final do mês. Outras vantagens: se gasta no ato apenas com a instalação, o equipamento é pago entre um e dois anos, dependendo do tamanho, e o usuário contribui para aliviar os problemas energéticos do planeta. A única limitação são os dias chuvosos. Porém, desde que haja in tensidade solar, o sistema funciona o ano todo.
De olho na instalação Apesar de simples, a colocação consome em média um dia. Deve ser feita pelo revendedor ou por profission ais in dicados pela empresa que forneceu o produto. É bom observar as condições de in solação do imóvel e o desen ho do telhado para saber em qual pano as placas serão fixadas. Em geral, a área de melhor incidência de sol é a voltada para o norte. Antes de optar pelo sistema, é bom tirar as dúvidas com quem já o utiliza. “Enquanto eu avaliava o assunto, ouvi alguns moradores do condomínio onde moro. Como vi que o ín dice de satisfação era alto, fui em frente”, conta o administrador de empresas José Antônio Liza Lopes, que instalou os coletores em sua casa no Guarujá.
O que observar na hora da compra
– Certifique-se da qualidade do produto verificando se traz o selo do Instituto N acional de Metrologia (Inmetro).
– Dê preferência às empresas ligadas à Associação Brasileira de R efrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), que adotam as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
– Leve em conta quais pontos terão água quente e o número de usuários para definir o tamanho do boiler e a quantidade de coletores. Os fabricantes calculam que cada pessoa consome, diariamente, cerca de 100 litros de água, entre o banho de chuveiro e o uso das torneiras do banheiro e da cozinha. “Se a casa tiver banheira de hidromassagem, mais 100 litros serão necessários”, observa Angelina.
– O desenho do telhado define a dimensão das placas coletoras. As mais usuais medem em torno de 1 x 1 m a 1 x 2 m.
– O número de placas vai depender da temperatura da água desejada, do volume a ser aquecido e do índice de insolação local, que varia nas diferentes regiões do estado. Em geral, a proporção é de uma placa de 1 x 1 m para cada 100 litros de água.
Quem faz o serviço completo
– Heliotek Máquinas e Equipamentos Ltda tel. 0800-148333
– Hidro Solar Aquecedores tel. (11) 4072-1415
– Soletrol Indústria e Comércio Ltda tel. 0800-112274
– Tecnosol Aquecedores e Hidrálica Ltda tel. (11) 5612-3434
– Transen Aquecedor Solar tel. (11) 5533-2494
– Tuma Industrial L tda (Solarem) tels. (11) 5621-5858 e 0800-7078862