8 ideias de combinações de cores para decorar a casa
O branquinho pode não satisfazer nem aos olhos nem à alma. Por isso, esqueça o medo: com as dicas dos especialistas, você vai acertar de vez nas combinações.
Por Texto Daniella Grinbergas
access_time
15 Dec 2016, 13h17 - Publicado em 16 Aug 2011, 18h52
A coisa ficou preta, ele amarelou, está tudo azul. Essas expressões provam que as cores traduzem sensações. “Elas afetam nosso humor e comportamento”, aponta Sandra Ayub, coordenadora do curso de psicologia da Unilago, de São José do Rio Preto, SP. Então, por que não trazê-las para a decoração? “Muita gente tem medo, mas, quando se arrisca, toma gosto!”, afirma a designer de interiores Neza Cesar, de São Paulo. O segredo está em saber dosá-las para obter harmonias elegantes. A designer Bete Branco, de Niterói, RJ, dá a receita: divida a casa em três setores – social, serviço e íntimo. Para os dois primeiros, escolha a mesma família (terrosas, cítricas, tons pastel) e, no último, personalize à vontade. “Já o cômodo pode ter até três cores somadas a tons neutros – branco, preto, bege e cinza”, diz a designer de interiores Mon Liu, de São Paulo. O ideal é que um elemento do ambiente reúna os matizes escolhidos. “Pode ser um quadro ou uma capa de almofada”, define Bete. Preparado para embarcar nesse mundo? Aprofunde-se no assunto assistindo às aulas do Curso de Cores.
-
1.
zoom_out_map
1/10
O disco cromático exibe as três cores primárias: azul, amarelo e vermelho. Aqui, elas se apresentam puras. Da mistura delas, surgem todas as outras. A junção de duas cores primárias gera uma secundária - verde, laranja e violeta. Repare na disposição dessas últimas no círculo, exatamente no meio das primárias. Ao somar uma cor primária com uma secundária que a contenha, obtemos a terciária. O disco possui seis gominhos de cores dessa categoria.
-
2.
zoom_out_map
2/10
"Cor é como nosso cérebro interpreta a luz", explica João Carlos de Oliveira César, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de são Paulo. ela é composta de matiz, luminosidade (clara ou escura) e saturação (quanto mais pura, mais saturada). e o especialista ensina: "Mesclar cores de luminosidade e intensidade próximas é a melhor maneira de criar ambientes agradáveis". Assim, o círculo cromático pode se tornar uma ferramenta útil na hora das escolhas, como você verá nas próximas páginas.
-
3.
zoom_out_map
3/10
Quem diria que verde e rosa formariam uma dupla tão afinada na decoração? Papel de parede, cortina e acessórios são criação da Designers Guild, grife da inglesa Tricia Guild, referência mundial quando o assunto são cores e como combiná-las. Repare como a paleta moderna e fresca atualizou o ambiente de ar vintage.
-
4.
zoom_out_map
4/10
"As cores são como vitaminas, fundamentais para nosso equilíbrio", afirma Bete Branco. Por isso, se preferir manter a base neutra, invista em intervenções de tons vibrantes. "Quadros e peças coloridas são ainda mais destacados sobre esses fundos", indica Benito Berretta, diretor de marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas. É o caso da Biblioteca do Ator, espaço da arquiteta Patrícia Novoa na Casa Cor São Paulo 2011: branco e preto ganham vida na companhia de amarelo e laranjas-avermelhados.
-
5.
zoom_out_map
5/10
A cor primária acompanhada de suas vizinhas no círculo cromático compõe a harmonia análoga. Uma será dominante e as outras marcarão presença nos detalhes. Um exemplo é a sala projetada por Neza Cesar (abaixo), em que os protagonistas são os harmônicos azul e berinjela (Lukscolor, refs. LKS 2128 e 35). A poltrona multicolorida e as telas aparecem como elementos-chave, pois reúnem todas as cores do ambiente. Uma boa dica é inverter o processo: com base no objeto escolhido, trabalhe as tonalidades.
-
6.
zoom_out_map
6/10
Junte cores opostas do disco cromático e obterá a harmonia complementar. Essa foi a escolha da arquiteta paulista Clélia Regina Angelo no quarto de uma adolescente. "A base era branca, o que me permitiu aplicar um amarelo-esverdeado [cor Teatro de Fantoches, da Suvinil, ref. H071] em uma das paredes, contrastando com o violeta da colcha." A madeira não é neutra. "Dependendo de sua tonalidade, podemos ressaltar o material ou harmonizá-lo na composição", explica Mon Liu. Aqui, a espécie escura quebra a cor vibrante. Um tom intenso não seria adequado a um local de relaxamento, mas, reservado à parede atrás da cama, é pouco visto.
-
7.
zoom_out_map
7/10 (Reprodução/Casa.com.br)
A mais simples das harmonias é a monocromática, que faz uso de vários tons da mesma cor. No estar da Casa Contêiner, idealizada pela arquiteta Brunete Fraccaroli para a Casa Cor São Paulo 2011, o azul impera, da parede (cor Paetês, da Suvinil, ref. P083) aos objetos. Saiba que o degradê é quando se somam pitadas de branco ou preto a um matiz. "Os azuis são uma boa pedida em escritórios que exigem foco e atenção", diz Érica Taguti, consultora da Suvinil. Se quiser um clima de mais energia e criatividade, porém, vá de cores vivas, como o amarelo e o laranja.
-
8.
zoom_out_map
8/10
"Conheço trabalhos fantásticos que não fazem o menor sentido quando analisados pelo círculo cromático", diz Bete Branco. O escritório da designer de interiores Neza Cesar reflete essa afirmação: o magenta (Lukscolor, ref. LKS 475) orna com o turquesa e um tom uva. "O tapete contém essas cores, mas, como o amarelo entraria solto, escolhi duas peças para que conversassem entre si."
-
9.
zoom_out_map
9/10
O azul-turquesa (Vista Marinha, da Coral, ref. 10BG 39/244) cria espaço para uma composição alegre. O interior do bar vintage foi tingido de amarelo (Flor Campestre, da Coral, ref. 66YY 77/407) com poás verdes e violetas. "É um contraste ousado, mas que tem equilíbrio, graças à associação de tons fortes e intensos", justifica Carlos Piazza, diretor de comunicação da AkzoNobel Tintas Decorativas.
-
10.
zoom_out_map
10/10
Nesta copa de visual descolado, as paredes foram segmentadas com amarelo e cinza (Lukscolor, refs. LKS 223 e 621). "Adoro esse amarelo vivo. Ele dá a impressão de ambiente banhado pelo sol", diz Neza Cesar, autora do projeto. Para compor, o armário antigo foi pintado de vermelho também saturado (Sayerlack, ref. 189).