Continua após publicidade

8 dicas para escolher o piso corretamente

Entrevistamos a designer de interiores Adriana Fontana, de São Paulo, e reunimos 8 dicas para te ajudar a escolher o piso de sua casa

Por Texto: Marcel Antonio
Atualizado em 15 dez 2016, 13h15 - Publicado em 16 fev 2016, 20h53
piso

Está pensando em reformar ou construir uma casa e tem dúvidas sobre pisos e revestimentos? Muitos internautas nos questionam sobre quais as melhores escolhas para cada ambiente. Para ajudá-lo nesse momento, conversamos com a designer de interiores Adriana Fontana, de São Paulo, e reunimos 8 dicas de como escolher piso corretamente.

Dica 1. Piso que não escorrega no banheiro. Por ser um cômodo úmido, é importante que o piso desse ambiente seja antiderrapante para evitar tombos. Uma sugestão da profissional é o porcelanato que não seja polido.

Dica 2. Não existe uma cor ideal ideal para o piso do banheiro. Adriana Fontana afirma que não há uma cor mais indicada que a outra. Ela completa que tudo depende do tamanho do ambiente e do que o morador deseja imprimir nesse espaço. “Se ele quiser dar a sensação de amplitude, vale investir em cores mais claras. Caso queira dar mais personalidade ou criar uma atmosfera de aconchego, o preto é indicado. Cores vibrantes, como o roxo e o verde, são muito bem-vindas em lavados e tornam esse cômodo sofisticado e criativo”, ela explica

Dica 3. Piso da cozinha não pode escorregar e nem pegar muita gordura. Assim como no banheiro, o piso da cozinha não deve ser escorregadio para evitar acidentes. A profissional consultada sugere que ele também não seja tão rugoso para que a gordura vinda do fogão não grude.

Continua após a publicidade

Dica 4. Cores e estampas variam conforme a disposição do ambiente. “Se você tem uma cozinha aberta para a sala, deve pensar o piso desses dois espaços em conjunto. Nesse caso, pode-se investir em um piso mais colorido. Para cozinhas fechadas e menores, eu aconselho a utilização de cores claras”, indica Adriana.

Dica 5. Piso da sala deve ser escolhido de acordo com o uso e do que se deseja. Se a sala for ser bastante utilizada, vale a pena investir em um piso de fácil manutenção, como porcelanato ou até um vinílico que imita madeira. Também deve ser avaliado o efeito que você gostaria de imprimir no chão. Se você quiser um espaço mais aconchegante, vale a pena optar por pisos mais quentes como a madeira.

Dica 6. Pisos do quarto devem estar em sintonia com o conforto térmico. “É muito gostoso acordar e pisar em um chão quentinho, então, minha dica é investir em um piso de madeira ou que imite esse material, como um laminado ou vinílico. Eles vão proporcionar maior conforto térmico”, aconselha Fontana.

Continua após a publicidade

Dica 7. Separe os pisos de acordo com as portas. Se a sua sala dá para um corredor e, entre esses dois espaços, não há uma separação física (como uma porta), mantenha o mesmo piso. Caso haja uma porta entre os dois, pode-se escolher dois modelos diferentes para cada um dos lugares.

Dica 8. Piso para área externa depende das características do espaço (se é aberta ou fechada e se é coberta ou não). “Se o espaço for coberto, mas aberto, vale a pena investir em um piso antiderrapante para evitar tombos em dias chuvosos; se for descoberto, sempre deve-se optar pelo antiderrapante; caso a área seja coberta e fechada, deve-se avaliar outro ponto: se ela está próxima de uma churrasqueira, por exemplo. Sempre aconselho a área próxima à churrasqueira ter piso acetinado porque é de fácil manutenção”, finaliza a profissional.

Publicidade