37 revestimentos naturais para a casa

Madeira, terra, pedra e bambu, que agradam aos olhos e ao toque, estão com tudo!

Por Reportagem: Danilo Costa, Lara Muniz (texto), Deborah Apsan (visual) e Fernanda de Castro Lima (assistente) Design: Rebeca Simone Fotos: Luis Gomes Atualizado em 27 fev 2020, 12h25 - Publicado em 30 out 2011, 13h16

Neste mundo tecnológico e turbulento, as pessoas desejam conforto e aconchego nos ambientes. “A ostentação deu lugar a um novo luxo, com ênfase no valor do tempo, da serenidade e da concentração”, afirma Sabina Deweik, diretora no Brasil do Future Concept Lab, instituto de pesquisas de tendências sediado em Milão, Itália.

Para o arquiteto paulista Vitor Penha, não se trata de modismo, mas de uma consciência coletiva. “O visual imperfeito desses materiais nos aproxima da natureza, e resgatamos as nossas raízes”, diz ele.

Embora esses elementos estejam no auge e sinalizem um movimento mundial, especialmente quando recorrem ao apelo sustentável, não é de hoje que habitam os lares brasileiros, em forma de revestimentos, móveis e objetos. Tradição que nos dá respaldo para inovar e reinventar, por meio dos mais surpreendentes usos.

Continua após a publicidade

Publicidade