29 opções de ferragens para portas e janelas

Por Por Edson G. Medeiros e Vanessa Rosal | Fotos: Luis Gomes Atualizado em 19 jan 2017, 13h29 - Publicado em 16 dez 2010, 10h54

Dobradiças, trincos, fechaduras e puxadores ajudam a abrir e a fechar portas e janelas com beleza, conforto e segurança. Selecionamos 29 modelos com preços. Segurança não é a única preocupação no momento de comprar fechaduras. Durabilidade e design também compõem a equação. Fique atento às nossas orientações e confira 17 modelos a partir de R$ 42,55.

Clique nas imagens para ler mais informações.

1. De aço inox escovado, a alça SPH 060 é indicada para portas de m...

A escolha de fechaduras e maçanetas

12. A fechadura Plaza 9755 tem cilindro de latão e espelho de alumín...

No mundo das ferragens, essas pecas tem papel essencial – travam as portas e garantem segurança ao imóvel. Por isso, e importante eleger modelos com mecanismo reforçado. “O cilindro das fechaduras pode ter de quatro a seis pinos de segurança – cada dente da chave equivale a um deles”, explica Alexandre Zanatta, diretor comercial da Pado. Outra opção são as fechaduras eletrônicas, cada vez mais comuns. A intensidade de uso e a resistência a corrosão também devem contar na escolha das maçanetas. As de latão e ferro oferecem boa resistência e durabilidade (no entanto, este oxida rapidamente com a maresia). Alumínio e zamak (tipo de liga metálica) são mais indicados a portas internas. As pecas de aço inox sobressaem pela qualidade, porem costumam ter preços altos.

Continua após a publicidade

Acerte nas dobradiças e trilhos

18. Acionada pela leitura da impressão digital dos moradores ou pela ...

O primeiro passo e ter em mãos um projeto detalhado e contratar um bom instalador ou marceneiro para garantir a colocação correta. Problemas nessa etapa são comuns e tem como causa, geralmente, a inadequação das ferragens as esquadrias e vãos. Cada dobradiça, por exemplo, corresponde a determinada espessura de porta – em geral, adota-se um kit com varias unidades para aguentar o peso. Lembre-se que as portas externas são maiores e mais pesadas que as internas. Os mesmos aspectos devem ser observados na escolha dos trilhos, fabricados em diversas medidas. E mais: “Em regiões úmidas, prefira pecas inoxidáveis ou as de acabamento cromado, mais duráveis”, orienta Luiz Antonio Barbosa, diretor da empresa paulista Imab.

De olho na certificação

24. Conjunto 855, que inclui maçaneta feita com liga de alumínio e z...

Regras criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos anos 90 especificam a espessura das chapas e a forma dos componentes internos das ferragens em geral – e, quando atendidas, constam das embalagens dos produtos. E não e só. O programa de qualidade do Sindicato da Industria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) estabeleceu um referencial técnico para o desempenho de todas as fechaduras de uma habitação. Vale saber que 12 grandes fabricantes do setor atendem aos requisitos estabelecidos e integram o programa. Já o selo do Instituto Brasil Acessível indica pecas que facilitam o dia a dia, sobretudo de pessoas com limitações de mobilidade. Confira as empresas e os produtos certificados no site das associações.

Continua após a publicidade

Publicidade