11 modelos de lâmpadas que economizam energia

A popularização barateou o led. Aproveitando o melhor preço dos componentes, fabricantes criaram exemplares para diversos usos e em quase todos os formatos

Por Por Lara Muniz Atualizado em 15 dez 2016, 10h39 - Publicado em 18 mar 2015, 22h53

A popularização barateou o led. Aproveitando o melhor preço dos componentes, fabricantes criaram exemplares para diversos usos e em quase todos os formatos. Confira itens de até 18 W de potência.

 

Descarte bem as fluorescentes: dar um destino correto às econômicas compactas é fundamental para evitar contaminação por mercúrio.

As fluorescentes compactas ganharam o Brasil em 2001, marcado como o ano do apagão. Agora, a popularidade dos leds coloca em pauta a questão do descarte certo delas – por conterem metais pesados, não podem ir para o lixo comum. Home centers e grandes redes de supermercado costumam recolhê-las, já que mantêm relação constante com as fábricas, capazes de fazer a reciclagem do material. Em caso de quebra, abra a janela do ambiente e deixe o ar circular para dispersar os gases tóxicos. Recolha os cacos com o auxílio de papel-toalha úmido, que não levanta a poeira, embrulhe tudo em jornal e leve a um posto de coleta.

01-modelos-de-lampadas-que-economizam-energia 02-modelos-de-lampadas-que-economizam-energia
Continua após a publicidade

Publicidade