Imagem Blog

Pequenos espaços, grandes ideias

Por Coluna
Elaine Gonzalez está à frente do escritório UMM Arquitetura. Hoje é colunista de arquitetura e decoração no programa É de Casa, da Rede Globo. Aqui, ela dá dicas e soluções para resolver os problemas dos espaços pequenos.
Continua após publicidade

Como fazer do lavabo o cartão de visitas da sua casa

Muita gente tem dúvidas de como decorar esse ambiente com medidas mínimas. Reuni dicas e sugestões que vão fazer o espaço se destacar no décor

Por Elaine Gonzalez
Atualizado em 15 jun 2018, 11h43 - Publicado em 23 nov 2017, 15h29
()

Muita gente tem dúvidas de como decorar um lavabo, ambiente que costuma ter medidas mínimas. Mas, justamente por fazer parte da área social, esse espaço precisa de um toque a mais de ousadia, podendo inclusive mostrar a sua personalidade e arrancar elogios das visitas. É possível usar e abusar de objetos e revestimentos diferenciados já que sem umidade, a durabilidade estará garantida.

()

Os espelhos são sempre bem-vindos, afinal proporcionam sensação de amplitude, podendo ser instalados, inclusive, em mais de uma parede. Aqui, o cuidado fica por conta dos recortes provenientes com interruptores de luz e registros.

()

Plantas naturais dão vida e cor ao ambiente. Pequenos arranjos podem deixar tudo mais charmoso. Acessórios como quadros, castiçais com velas perfumadas ou cestos para guardar papel higiênico são de grande utilidade. Uma sugestão que fica linda e econômica é envolver os rolos com papel de seda e amarrá-los com ráfias ou fitas.

()

A iluminação também tem extrema importância: deixar o ambiente mais cênico trabalhando com pontos focais, ou ainda com efeitos vindos de forma indireta, valoriza o ambiente. É sempre bom ter uma luz direcionada na bancada, que facilita na hora de retocar a maquiagem, por exemplo. Vou dividir com vocês outro truque que costumo utilizar bastante: deixe um sensor de presença instalado nesse ambiente, assim, ao abrirem a porta, apenas a luz indireta acenderá,  criando uma atmosfera intimista e acolhedora.

()

Use e abuse do espaço vertical (paredes) para inserir as informações mais ousadas, como papéis de parede e revestimentos e também para incluir nichos e pequenas prateleiras (observe a necessidade de diminuir a profundidade destas para não gerar desconforto no espaço). Vale apostar em bancadas e cubas suspensas deixando o chão livre.

()

Cores escuras podem e devem ser utilizadas. A minha sugestão é fazer sempre um contraponto. Por exemplo: escureça as paredes e aposte em bancada e pisos claros. Ou, ainda, deixe piso, teto e bancada escuros, enquanto as paredes ficam claras. Não tenha medo de apostar em um forro diferente – ele pode virar o protagonista do ambiente.

A porta de correr é uma ótima opção para o lavabo, já que ela libera o fluxo na parte interna. Só não se esqueçam de pedir ao marceneiro a instalação da fechadura, assim as visitas ficarão mais confortáveis com a privacidade.

Continua após a publicidade
()

Bom, mas e nas casas e apartamentos que não têm lavabo e o uso do banheiro social é compartilhado? Ele também pode assumir uma dupla função sem perder seu encanto. Ao escolhermos um box com vidro branco ou até um adesivo para ser aplicado em todo o vidro, o chuveiro ficará escondido parecendo que o ambiente termina ali. O vidro do box também pode estar na altura do pé direito e, dessa forma, assumimos um box diferente, na paleta de cor que mais gostamos, deixando-o em destaque no banheiro.

Não sobrecarregue o ambiente pequeno com muitas informações, isso permitirá que todas as escolhas de décor apareçam em harmonia demonstrando bom gosto.

Continue comigo por aqui e pelo meu Instagram @euelainegonzalez.

E nos vemos daqui duas semanas!

Publicidade