Continua após publicidade

Layout sob medida tem áreas integradas e ausência quase total de paredes

Mais da metade dos 46 m² da planta são destinados à área social. A distribuição foi pensada com pouquíssimas paredes e muitos espaços para receber

Por Texto: Cristiane Teixeira | Edição: Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h11 - Publicado em 2 abr 2019, 11h17

Foram quatro anos de amadurecimento de ideias até a arquiteta Camila Pigatto, do W4 Arquitetura Criativa, transformar o apartamento que comprou em sua casa definitiva, transformado em projeto de interiores totalmente afinado com seu estilo de vida.

Sala integrada do apartamento de Camila. (Cristiane Bruce/Casa.com.br)

A profissional costuma receber muitos amigos e parentes em casa, por isso, a área social foi presenteada com uma cama extra e embutida como um armário. A escolha é ideal para quem procura otimizar espaço, afinal, basta afastar as cadeiras e abaixa-la. Quando a cama não está em uso, o espaço funciona como home office.

Estrutura da cama pode ser guardada a qualquer momento. (Cristiane Bruce/Casa.com.br)

Nichos abertos e fechados são oferecidos no lugar, através do módulo desenhado em L. O rack é formado por uma prateleira sustentada por um cabo de aço, fixado no teto. “Para o meu uso, não gosto de TV na parede, pois quando a gente quer plugar um dispositivo, não há espaço”, justifica Camila.

Rack apoiado pelo fio de metal. (Cristiane Bruce/Casa.com.br)

Na planta original do projeto havia apenas um banheiro, que hoje é usado como lavabo. Foi justamente a ausência de paredes que conquistou a arquiteta: “Gosto de receber gente em casa e queria que tudo acontecesse em um único espaço.”

A partir daí, o desafio era que todos os elementos conversassem entre si. A escolha de materiais industriais, como ferro e cimento queimado não foi feita a toa. 

O único lavabo da casa. (Cristiane Bruce/Casa.com.br)

“Paredes são páginas em branco que eu preencho com a minha vida. Tudo o que está nelas tem história, e eu gosto de ir trocando, combinando de outras formas”, conta a arquiteta.

Dos 46 m², são 24 m² destinados à área de lazer. Divisórias foram colocadas apenas para separar a suíte do restante da casa e para criar um segundo banheiro. Todo o restante da casa está integrado, criando um ambiente propício para o relaxamento.

Continua após a publicidade
Planta da casa (Divulgação/Casa.com.br)

“Eu me permiti incluir alguns móveis prontos e soltos, que quebram o padrão geral e podem mudar de lugar ou de cara sempre que eu quiser”, diz Camila. Fica a dica!

Área da cozinha. (Cristiane Bruce/Casa.com.br)
Publicidade