Continua após publicidade

Casa-contêiner de campo foi construída em apenas 3 meses

O refúgio se integra em perfeita harmonia com a natureza ao redor

Por Por Renato Bianchi
Atualizado em 9 set 2021, 13h34 - Publicado em 20 jan 2017, 13h28

No lote repleto de árvores, o desafio era posicionar a casa-contêiner de frente para a represa e protegê-la da intensidade solar por meio da vegetação.

Para tanto, foi feito um estudo de impacto ambiental. “Nossa ideia era que a edificação não afetasse demais a natureza. Por isso, criamos um vão livre de até 1,15 m de altura sob a casa, o qual mantém a permeabilidade do solo”, afirma o arquiteto Celso Costa, da Costa Container Arquitetura, autor do projeto e da execução.

A cozinha é o ponto central da residência, espaço de convergência de todos os ambientes. Dimensionada para atender à churrasqueira, também está equipada com uma bancada de apoio que permite o preparo de aperitivos. Os dois rasgos de 0,5 x 1,20 m e a porta de 6 x 2,20 m (ambos com vidro temperado incolor de 8 mm) atuam conjuntamente para assegurar iluminação natural e ventilação cruzada. (Foto: Giu Lopes)

Os princípios de sustentabilidade também se refletiram no processo construtivo.“Cerca de 80% da moradia foi montada na cidade, de forma que, durante grande parte do processo, mantivemos o terreno intacto, sem consumir água nem energia e sem barracos nem tapumes. No local, só instalamos os vidros, granitos e luminárias, e fez-se a pintura interna”, diz Celso, acrescentando que a obra levou apenas três meses.

Publicidade