A varanda desta residência de 511 m² fica dentro de casa!
Com ambientes integrados, o projeto assinado por Sabugosa Arquitetura possui completa integração entre o interno e externo
“O ponto de partida deste projeto foi criar uma casa totalmente integrada com a área externa: na sala com varanda interna não há limites entre o dentro e fora”, explica o escritório Sabugosa Arquitetura sobre este projeto de 511 m² no Rio de Janeiro. Na parte social, os espaços são todos integrados e quase não há portas, o que permite uma grande comunicação entre diferentes cômodos da casa.
A construção ganhou roupagem contemporânea, com linhas retas, grandes aberturas e concreto aparente. A inspiração no modernismo brasileiro também norteou uma paleta de materiais compostas por concreto armado, aço, pedras naturais e granitos.
No interior, o objetivo era ter espaço e poucas e boas peças de design, como a poltrona Mole de Sergio Rodrigues, a mesa de centro de Jader Almeida e o sofá Platô de Jayme Bernardo.
A implantação da casa foi feita de forma que não precisasse retirar nenhuma árvore do terreno. E o layout foi baseado nas condições climáticas e no entorno: a construção está virada para o sol da manhã e para a vista da Pedra da Gávea.
O projeto também prezou pela otimização da iluminação natural, além de privilegiar a insolação e a ventilação cruzada.
Na parte sustentável, destaque para o telhado verde para controle da temperatura, para as placas voltaicas e para o sistema de reuso da água de chuva para rega do jardim e vasos sanitários.