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Flavia trabalha em casa, onde montou um ateliê para estar sempre perto do filho, Benjamin, acompanhado na foto da Jack russell terrier Miranda. No estúdio, com vista para a jabuticabeira, ela conta com um forno cerâmico para queimar bases de abajur, vasos e cupcakes de mentira. -
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Compradas em brechós de móveis usados, as cadeiras da mesa foram revestidas de tecidos vintage de cortinas, garimpados em viagens. -
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Desculpe, mas isso é novo, diz Flavia Del Pra ao interromper a conversa para observar o bebê de grandes olhos azuis a seu lado. Benjamin, seu filho, está fazendo caretas ao mesmo tempo que tenta abocanhar o dedão do pé. Aos 10 meses, ele começa a engatinhar pela casa de 243 m² projetada pela arquiteta Camila de Almeida Toledo para uma amiga de João, o marido de Flavia. Demos sorte: ela resolveu vender justamente quando voltávamos de Londres, onde moramos até 2007, conta. A estrutura neutra de concreto, metal e vidro soava receptiva a uma decoração rica de cores e estampas, natureza do trabalho de Flavia, conhecido por azulejos, vasos e abajures pintados com bolas e flores. -
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O subsolo tem entrada na lateral para o ateliê, de 20 m². Além do estúdio, o projeto dispôs neste andar a área de serviço, construída com placas de dry-wall. -
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Um azul que quase lembra os olhos de Benjamin (Coral, ref. Pluma de Pavão, 16BG24/357*) colore a parede do estúdio, onde Flavia recebe os clientes com hora marcada. Ali, cerâmicas recém-queimadas esperam pelo traço da designer, que pinta sobre a mesa com vista para o jardim lateral, com jabuticabeira e grama-preta. Estante desenhada por Nagib Orro. Toalha de mesa e bandeirinhas coloridas trazidas do México. -
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Entre as maiores virtudes do projeto da casa está um corredor lateral de 2,60 m de largura. Nesse espaço, separado por portas de vidro, floresceu o jardim, que funciona como um quadro vivo para os ambientes internos. Sinto que a casa tem uma personalidade fértil, com muita luz e plantas viçosas. Isso tem se refletido em meu trabalho, avalia Flavia, que volta e meia precisa podar a ipomeia-rubra, uma trepadeira abundante, colada sobre o muro de concreto. Dentro, peças compradas em viagens do casal por países como Tailândia, Birmânia, China e México pontuam com mais cor e um toque étnico. Antes de voltar ao Brasil, fizemos uma viagem pelo mundo cujas memórias estão aqui. -
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O piso térreo concentra a sala de estar e os quartos. No projeto, a cozinha se limita a um corredor estreito paralelo ao living. A planta permite a fluidez entre os espaços, diz Flavia. -
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Na sala, estar e jantar juntos aproveitam o jardim com ipomeia-rubra. Mesa da Marcenaria Trancoso. Os lustres são da Ethnix, assim como as almofadas misturadas a outras de viagens e a cômoda listrada. Banquinho da Dpot e luminária amarela da Desmobilia. -
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Um azul-claro (Coral, ref. Marguerita 30GY58/375*) tinge o quarto, que tem cama da Casapronta e abajures de Flavia em parceria com Adriana Barra. Colcha da Trousseau. -
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A interferência no projeto original da construção aconteceu no terraço, de 128 m², que contou com a reforma da Lacaz Broggin Arquitetura e Engenharia. Na nova estrutura, um deque de cumaru faz uma ponte entre a área da churrasqueira e a sala de TV, fechada com portas de vidro. Ervas em vasos convivem ali com bananeiras e pitangueiras, além de plantas como primavera e azaleia. Uma cobertura de metal e policarbonato (Pouguett) com forro de bambu (LC Artesanato) protege a churrasqueira, que tem piso de cimento queimado (Dalle Piagge). Toalha de mesa da Parangolé e cadeiras do Depósito Santa Fé. Ao longo do deque, Flavia dispôs plantas como a pitangueira (1) e o pé de limão-siciliano (2). Também da LC Artesanato, a cerca de bambu à esquerda traz privacidade. -
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No piso superior, dois volumes dividem o terraço a área coberta da churrasqueira, de 22 m², e o home theater com lavabo, de 30 m². Plantas em vasos percorrem as laterais do deque. -
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12/12 (Divulgação)
Nesta foto, vê-se o home theater, que tem bananeiras (3) na lateral.
Um mundo de cores e estampas em uma só casa
Dos adoráveis olhos azuis de seu bebê às estampas de cadeiras, vasos e abajures, a casa da ceramista Flavia Del Pra, em São Paulo, é um mundo colorido e vivo. Com grandes panos de vidro, a arquitetura favorece a entrada da luz, da qual ela sentia falta após alguns anos morando em Londres. Essa mesma luz faz crescer um delicioso jardim no entorno, morada de frutíferas e ipomeia-rubra.
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14 dez 2016, 13h05 - Publicado em 5 maio 2010, 10h36
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