Um apartamento despojado de 45 m² para uma amante da música
A moradora deste apê em Porto Alegre queria um lugar para curtir seus dois hobbies: música e livros
Por Nádia Sayuri Kaku
access_time
19 Jan 2017, 14h16 - Publicado em 31 Aug 2015, 23h40
Para deixar seu primeiro apartamento com sua cara, a jovem fisioterapeuta de Porto Alegre (RS) – que até então morava com os pais – fez pedidos pontuais para o escritório Moove Arquitetos: queria praticidade e um local despojado para expor seus livros, discos e objetos ligados à música – que é seu hobbie. A arquiteta Priscila Berselli não teve dúvidas e separou um local nobre para isso: a parede da sala!
“A cliente participou de um concurso cultural de uma rede de TV na sua adolescência e ganhou uma guitarra autografada e uma viagem para Londres. Ela guarda o instrumento com muito carinho e, naturalmente, precisávamos dar destaque”, explica. A parede também ganhou quadros originais de artistas gaúchos, adquiridos na galeria Calagia Art Store. “A ideia é que ela continue a completar as paredes com peças adquiridas ao longo do tempo, tornando o espaço cada vez mais divertido e alinhado com sua personalidade”, completa Priscila.
A área de 45 m² do apartamento foi ocupada por móveis feitos sob medida para aproveitar melhor o espaço. Destaque para a cabeceira da cama, que recebeu uma iluminação indireta com fitas de led. Como o imóvel era novo, não foram necessárias muitas alterações estruturais. “Somente deslocamos os pontos hidráulicos da área de serviço, a posição do split da sala e retiramos o piso cerâmico existente na área da cozinha”, enumera a arquiteta. Confira o resultado na galeria abaixo.
-
1.
zoom_out_map
1/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
Toda a marcenaria foi feita sob medida. A bancada de refeições e o painel de TV são em melamina branca diamante (Masisa) e o rack (que também funciona como banco) é de melamina carvalho (Masisa).
-
2.
zoom_out_map
2/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
O nicho da TV possui iluminação embutida em um negativo na marcenaria e é iluminado com fita LED. Apesar de não ser visível à primeira vista, há um painel para esconder a fiação da antena e a rede elétrica para os equipamentos da TV.
-
3.
zoom_out_map
3/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
A abertura entre a sala e a cozinha já fazia parte do projeto original da construtora. A arquiteta Priscila Berselli aproveitou o layout para aplicar a marcenaria.
-
4.
zoom_out_map
4/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
Originalmente, a lavanderia estava alinhada com a cozinha. "Nós deslocamos as esperas da máquina de lavar e do tanque para a parede da janela e criamos um plano de trabalho em L, melhorando o acesso a máquina", explica Priscila. A marcenaria também esconde o aquecedor e sua tubulação.
-
5.
zoom_out_map
5/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
Na cozinha foi mantido o revestimento cerâmico branco entregue pela construtora. Os armários da parte inferior seguem a mesma melamina branca diamante (Masisa) do living e o acabamento do aéreo é laca fosca (Sayerlack).
-
6.
zoom_out_map
6/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
A mesa de jantar é da Oppa (mesa Eme). Os quadros são de artistas gaúchos e foram adquiridos na galeria Calafia Art Store, de Porto Alegre (RS).
-
7.
zoom_out_map
7/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
"A cliente participou de um concurso cultural de uma rede de TV na sua adolescência e ganhou essa guitarra autografada e uma viagem para Londres. Naturalmente, ela ganhou espaço de destaque na sala", explica Priscila.
-
8.
zoom_out_map
8/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
O piso de todo o apartamento é vinílico com acabamento Macadâmia (Tarkett Fademac) e o sofá é da Tok&Stok (sofá Jack). Ao fundo, uma vitrola revela a paixão da moradora pela música.
-
9.
zoom_out_map
9/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
A cabeceira é um painel na mesma melamina branco diamante do living com um negativo para iluminação embutida com fita de led. A parede foi pintada na cor Afrodite, da Suvinil (acrílica fosca).
-
10.
zoom_out_map
10/10 (Marcelo Donadussi - Fotografia de Arquitetura)
Mais neutro impossível: o banheiro ganhou louças e revestimentos brancos. A torneira foi deslocada para a lateral da cuba para aproveitar melhor o espaço estreito do gabinete.