Tons neutros, integração e luz natural são destaques neste apê de 75 m²
Projetado pela arquiteta Angelina Bunselmeyer, o imóvel privilegiou a área social e a utilização de elementos funcionais
A moradora deste apartamento de 75 m² localizado em Alphaville tinha três desejos para a reforma do lar: conforto, aconchego e fácil acesso. À frente do projeto, a arquiteta Angelina Bunselmeyer sugeriu demolir um dos dormitórios existentes, para aumentar e privilegiar a área social. Além disso, varanda e cozinha foram integradas à sala.
“O principal desafio do projeto era gerar um apartamento atual. A moradora pedia um apê ‘iluminado‘, então a ideia de trazer a varanda para dentro da sala trouxe muita luz natural, dando uma sensação de bem estar e tranquilidade para os dois ambientes”, explica Angelina.
De base neutra, o décor do imóvel é aquecido pelos ripados de madeira. Para o piso, foi escolhido porcelanato concreto; já para a parede, papel de cimento queimado. Os elementos ripados de MDF atuam de forma bastante funcional: ora como forro, ora como biombos (para esconder a área de serviço), ora como como apoio para painel de TV. Isso cria uma geometria que dá movimento e uma sensação de acolhimento, solicitada pela moradora.
Na sala, uma parede espelhada na área do jantar ajuda a ampliar o espaço. Há ainda um cantinho de vinho e uma churrasqueira conectada ao balcão da cozinha para refeições rápidas.
“A cozinha é branca, clean com revestimento em 3D e com bancada branca, balcão com altura de banco para refeição rápida, tipo café da manhã. Na continuidade do ambiente, fiz a área de serviço escondida por um biombo ripado não aparecendo para quem está na sala”, conta a arquiteta.
Quanto à iluminação, foram utilizados pontos indiretos, como as fitas de LED na marcenaria. Os outros pontos foram distribuídos conforme pontos de interesse da sala.
De estilo contemporâneo e conceito integrado, o apartamento resultou em um lar super confortável, exatamente como a moradora desejava. “O que mais gosto no projeto é a integração, os ripados que criam movimento geométrico interessante, a luz natural, e o acolhimento”, diz a arquiteta.
Confira mais fotos na galeria: