Tiny House de 44 m² é uma casa completa repleta de sustentabilidade
Cabana RI.TO, de Ricardo Caminada e Tota Penteado para a CASACOR São Paulo, foi idealizada para descanso e renovação de energias
Em parceria criativa, o arquiteto Ricardo Caminada e a designer de interiores Tota Penteado assinam a Cabana RI.TO para a CASACOR São Paulo: a tiny house foi idealizada para descansar, renovar as energias e as conexões afetivas, por meio da percepção corporal, da mente, da casa e do entorno.
A etimologia do nome dado à cabana tem origem nas primeiras sílabas dos nomes dos criadores – Ricardo e Tota – e traz uma casa completa em apenas 44 m². Com farta iluminação natural, ou difusa, e ventilação controlada, o projeto oferece ambientes intimistas, com um living-dormitório, uma cozinha gourmet na varanda e um banheiro.
A materialidade dos produtos é uma característica relevante: foram escolhidas matérias-primas naturais e orgânicas para serem integradas ao ambiente, a começar pelos materiais de construção ecológicos, o vidro 100% reciclável, as madeiras de reuso e as estruturas metálicas de alumínio e aço corten. Para garantir a durabilidade e fácil manutenção, foram utilizados revestimentos econômicos em granilite.
Há também trabalhos artesanais em pura lã e fibras de bananeira, criados por Tiago Braga para a Oiamo Design, feitos a mão com técnicas ancestrais por cooperativas de mulheres artesãs no extremo sul do Brasil.
Em tons minerais, terrosos e naturais, as fibras e as texturas são usadas em profusão, do tapete produzido com garrafa pet reciclada, às peles certificadas, os tecidos em puro linho, bem como as cerâmicas e os objetos com as marcas do tempo, em um elegante e atemporal mix de estilos urbano e campestre.
A arte permeia a cabana, que transcende na tela da artista visual Paula Klien, em um resgate de técnicas orientais milenares, presente também nos artísticos bordados feitos à mão por Marcelo Tambasco. Assinado pela arquiteta e designer Roberta Banqueri, destaque para o lançamento do receptivo e versátil Sofá Boto, que pode ser usado como cama, com formas arredondadas e uma estrutura corpórea robusta, em referência à natureza dócil do mamífero.
A poltrona meditativa projetada por Aristeu Pires é um elemento essencial do conjunto de móveis complementares. Ela contribui para criar uma atmosfera serena e sensorial, acentuada pelos aromas dos óleos essenciais desenvolvidos para o projeto.
Veja mais fotos!