Reforma em apê cria sonhada cozinha integrada e adega climatizada
A arquiteta Cristiane Schiavoni integrou o layout da cozinha e também incluiu uma despensa espaçosa, lareira ecológica no living e lounge na varanda.
A arquiteta Cristiane Schiavoni recebeu um projeto inusitado: após vender seu apartamento, o casal de novas moradores a chamaram para remodelar o imóvel para suas necessidades.
“Pra mim, foi um sentimento de realização”, revela a profissional que implementou modificações expressivas na área social, já que suas clientes sonhavam com uma cozinha integrada com o living. Para tanto, foi preciso alterar o layout do apartamento para uma inversão entre a antiga cozinha e a área de serviço, favorecendo a circulação.
Living
Sendo o living o ponto de união do apartamento, Cristiane se inspirou em uma reforma que priorizou a circulação e um décor convidativo. No posicionamento dos móveis, ela conta que decidiu não colocar o sofá de forma a cruzar o ambiente, uma vez que seu objetivo era o de fixar a sala como um local de passagem entre a cozinha e a varanda.
Ainda sobre o móvel, ele também atuou como ponto de partida no projeto de interiores, uma vez que as clientes fizeram questão de manter a peça deixada pela arquiteta. Para tanto, ela mandou o sofá para a reforma e, a partir do verde escolhido para o tecido, desencadeou o moodboard do ambiente que exala um mix contemporâneo com peças de memória afetiva.
No painel de TV, foi aproveitado o revestimento mármore marrom imperial com acabamento rústico, além da pedra polida no rack e incrementou com uma lareira ecológica. A paixão pelo vinho conduziu a elaboração de uma adega climatizada e sob medida, além da cristaleira com portas de vidro reflecta
Varanda gourmet e sala de jantar
A varanda se divide em três ambientes: gourmet, jantar e um lounge. No primeiro, Cristiane instalou uma churrasqueira a gás, opção vantajosa quando há dificuldade na exaustão. “Essa tipologia é excelente por não produzir tanta fumaça, sendo super indicada para quem mora em apartamento”, recomenda.
Outro ponto importante na área gourmet foi a segurança: para tanto, o móvel desenhado pela própria arquiteta para sustentar essa churrasqueira apresenta frisos que auxiliam na liberação do calor. “Essa estratégia reduz o risco de acidentes domésticos”, conta.
Concluindo o ambiente da varanda, a arquiteta concebeu um lounge com quatro poltronas aconchegantes, próprio para a degustação de vinho e conversas entre amigos. O uso do painel de madeira ripada na parede trouxe uma solução estética que entregou um contraste com as poltronas azuis, mas que também oculta a tubulação do ar-condicionado.
Cozinha
Região que concentrou a maior mudança, a cozinha tomou o espaço da antiga lavanderia e essa inversão foi necessária para prover às moradoras a sonhada cozinha aberta com vista para a sala. Nos revestimentos, a profissional apostou em um mix entre o amadeirado e o cinza. Dando suporte no preparo dos pratos, ao lado do cooktop, as prateleiras com temperos se somam ao visual e a estética.
A despensa foi alocada em um local separado, assegurando mais espaços de armazenamento.
Lavabo
Cuba de piso e torneira de teto estavam entre as soluções para ocupar menos espaço no lavabo. A arquiteta investiu no duo entre o claro do papel de parede e o escuro das louças e metais para um contraste elegante que se completa a tela contemporânea.