Projetos feitos à mão: conheça alguns desenhos do designer Paulo Cardoso

Membro do CasaPRO, o designer gaúcho Paulo Cardoso é especialista em desenhos feitos à mão livre, com aquarelas, nanquim, lápis e diversos outros tipos de materiais.

Por Por Nádia Sayuri Kaku Fotos Arquivo Pessoal/ Paulo Cardoso Atualizado em 14 dez 2016, 12h42 - Publicado em 30 jan 2012, 18h26

O designer Paulo Cardoso – também conhecido com Pacard – nasceu em Cazuza Ferreira (RS) e começou sua carreira profissional aos 15 anos na cidade de Gramado, quando virou aprendiz de escultor no centro industrial Artesanato Gramadense. Após uma breve passagem pela vida pública, começou a trabalhar com desenho e criação de móveis e, aos 22 anos, fundou a Associação dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Gramado, que mais tarde seria transformada em Sindicato. Anos depois, desenvolveu um método de ensino de desenho de mobiliário para adultos que tinha como objetivo treinar qualquer pessoa a desenhar em 32 horas de aula. Mais de mil alunos nestes 25 anos de magistério, entre profissionais e iniciantes, aprenderam a aprimorar seus trabalhos com base nos ensinamentos de ilustrações, pinturas e técnicas de marcenaria de Paulo. “Gosto muito do papel sulfite que permite que eu use lápis, aquarela, lápis de cor, guache e nanquim ao mesmo tempo. Eu não sigo regras, uso o que for necessário para mostrar o que desejo ao cliente”, explica. Hoje, além das aulas e das palestras, Paulo também mantém uma marca própria de produtos sustentáveis e continua com seu projetos próprios, principalmente os de móveis. Para conhecer mais sobre o trabalho dele, é só acessar seu site com projetos e seu perfil no CasaPRO.

Publicidade