Projeto transforma varanda de cobertura em oásis urbano
Assinado pela arquiteta Rosangela Pena, reforma aposta na integração dos ambientes e cria área de lazer completa
A varanda é o coração desta cobertura de 265 m² localizada no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo. Projetada pela arquiteta Rosangela Pena, a reforma tornou o espaço um verdadeiro refúgio urbano, com áreas amplas, integração total e um convite constante ao lazer e ao bem-estar.
“Queremos sair para nos divertir, mas também desejamos ter opções recreativas onde moramos”, explica a arquiteta. Segundo ela, esse é um pedido constante dos clientes, independentemente da metragem dos imóveis, e reflete a mudança de comportamento observada nos últimos anos.
No caso desta cobertura, projetada para uma família com um casal e dois filhos, o primeiro pavimento foi inteiramente pensado para favorecer o convívio, incluindo a varanda como ambiente de favorecimento aos encontros.
Com fechamento em vidro, ela foi transformada em um espaço gourmet que se conecta de forma fluida ao living, à sala de estar com TV e à cozinha, formando uma ampla área social. No ambiente, a bancada e a ilha são revestidas em lâmina sinterizada, material com alta resistência e durabilidade, ideal para suportar o calor da churrasqueira e o uso intenso. Esta última ainda é revestida com pedra 3D, que adiciona textura e movimento e compõe com o tijolinho em paginação espinha de peixe da parede.
A ampla área da varanda permitiu, ainda, que o espaço recebesse um deck de madeira e banheira de hidromassagem, também envoltos por fechamento lateral e do teto em estrutura metálica e vidro, criando uma área de relaxamento com vista para a cidade — e que pode ser utilizado em qualquer época do ano.
Integração total e atmosfera acolhedora
Para reforçar a sensação de continuidade entre os espaços, Rosangela trabalhou com uma paleta suave de madeira e tons off-white na área social, que imprimem leveza e aconchego.
Na cozinha, a marcenaria em tons suaves e linhas limpas dialoga com o revestimento sintético com padrão que remete ao mármore, mantendo a unidade visual de todo o pavimento.
A planta original foi reconfigurada para permitir a entrada abundante de luz natural e melhorar a circulação. “Com as mudanças, garantimos ambientes mais abertos e acolhedores”, conta.
Mesmo com a integração total, o projeto reservou espaços mais íntimos, como o living com lareira e adega, que cria uma atmosfera mais reservada para os encontros.
Conforto e personalidade nos dormitórios
O segundo pavimento abriga a área íntima da cobertura, com dormitórios personalizados para cada membro da família. No quarto do filho mais novo, a arquiteta propôs um ambiente lúdico e funcional, pensado para acompanhar o crescimento do menino sem grandes intervenções. “Basta substituir os móveis soltos e adicionar alguns elementos para que ele viva, daqui alguns anos, sua fase adolescente”, comenta Rosangela.

Na suíte da filha mais velha, o equilíbrio entre o rosa antigo e o neon rosa traduz a personalidade da jovem: romântica, leve e descontraída.
Já o dormitório do casal aposta em uma estética atemporal e suave, marcada pelas nuances de bege e pelas boiseries na parede da cabeceira, que conferem elegância clássica ao ambiente.
Decoração de salas: 5 projetos em que o sofá é protagonista
Bolinho de frutas vermelhas saudável e para seu café da tarde!
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Apartamento destaca arquitetura modernista com pitada nipo-brasileira
6 flores alaranjadas para alegrar sua casa





