Projeto de casa em um penhasco da Islândia faz sucesso na internet
Criada por Alex Hogrefe, essa casa de cinco andares está cravada dentro de um penhasco na Islândia - pena que ela não é real
Este projeto de Alex Hogrefe tem feito enorme sucesso na internet por causa de sua localização inusitada e design contemporâneo. As paredes de concreto de uma casa surgem do meio de uma falha em um enorme penhasco, como se pertencessem ao espaço entre terra e pedras. Uma pena é ele não ser real – todas as fotos fazem parte de uma série de tutoriais sobre criação de renderizações, feitas com ajuda de programas de computador como Sketch Up e Photoshop.

O projeto em si é fantástico: uma casa de cinco andares com estrutura de concreto rústico cravada na beira de um penhasco da Islândia. Seu nome é “Retiro no penhasco” e foi criado para demonstrar as técnicas de visualização de Alex, como ele foca na iluminação, textura e atmosfera das imagens no computador.

O acesso da casa se divide em dois: para a esquerda, uma área de exercícios; para a direita, uma grande escada externa que vai até a borda do penhasco. Por dentro, os ambientes são abertos e integrados. Grandes janelas iluminam cada piso e se abrem para varandas com vista para o oceano. A escada interna conecta os andares: os superiores possuem espaços de convivência como uma área de meditação, enquanto os inferiores abrigam os quartos, uma cozinha e um jardim.

O desafio do Retiro no Penhasco era como integrar e manter um diálogo com a paisagem inusitada. Alex não queria colocar a estrutura de qualquer jeito no espaço. Para isso, ele a montou dentro de um sulco na face do rochedo, fazendo com que ela se tornasse parte integrante da região.


