Continua após publicidade

Premiados arquitetos portugueses se unem para reformar museu

Os arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, vencedores do Pritzker, se unem em projeto de museu português

Por Texto: Marcel Antonio
Atualizado em 20 dez 2016, 23h18 - Publicado em 3 jun 2016, 19h16
1-premiados-arquitetos-portugueses-se-unem-para-reformar-museu

Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura são dois dos maiores nomes da arquitetura portuguesa contemporânea. No portfólio, os profissionais têm importantes projetos realizados em seu país e no exterior. Na estante, grandes prêmios da área, incluindo o Pritzker (Siza em 1992 e Souto de Moura em 2011), o maior prêmio de arquitetura do mundo. Unindo talentos, a dupla se reuniu para reformar o Monastério de São Bento e, ao seu lado, construir um espaço para abrigar o Museu Português da Escultura Contemporânea. No Monastério, construído no século 8 e restaurado em meados do 17, foram feitas pequenas manutenções, que buscaram preservar a construção original.

2-premiados-arquitetos-portugueses-se-unem-para-reformar-museu

Um grande pátio discreto o liga a um prédio com dois andares ao lado, onde irá funcionar um espaço de dois andares dedicado a esculturas.

Continua após a publicidade
3-premiados-arquitetos-portugueses-se-unem-para-reformar-museu 4-premiados-arquitetos-portugueses-se-unem-para-reformar-museu

O andar superior irá conter um café, áreas administrativas e expositivas; no inferior, uma galeria e salas de estudo. Para dar um ar de grandiosidade ao espaço, os profissionais elegeram o mármore como protagonista, que ganhou destaque em escadas, paredes e corrimões.

Continua após a publicidade
5-premiados-arquitetos-portugueses-se-unem-para-reformar-museu

A dupla, que é amiga há décadas, já havia se unido em dois outros momentos para realizar um trabalho: em 2009, para criar o Pavilhão Serpentine, e em 2012, para criar pavilhões da Bienal de Veneza.

6-premiados-arquitetos-portugueses-se-unem-para-reformar-museu
Publicidade