Continua após publicidade

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m²

O escritório Agê Arquitetura criou um lar neutro e funcional - com três quartos - para a jovem moradora de São Paulo

Por Nádia Kaku
2 jun 2024, 13h48
Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, sala com parede 3D, aparador-bar e cabideiro. Canto alemão com banco-bau e mesa redonda.
 (Gabriel Fernandes/Divulgação)
Continua após publicidade

Para o primeiro apartamento de uma mulher jovem com um estilo de vida agitado e dinâmico, o escritório Agê Arquitetura criou em 75 m² um lar moderno com uma paleta de cores predominantemente sóbrias, como o cinza, preto, branco e madeira. Como o imóvel era novo, o pedido da moradora foi para evitar ao máximo a quebra de paredes.

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, sala com parede 3D, aparador-bar e cabideiro.
(Gabriel Fernandes/Divulgação)

Na área social do imóvel, a sala se divide em dois ambientes: sala de TV e jantar integrado à cozinha, lavanderia e varanda. Prateleiras acima das bancadas foram escolhidas para destacar o revestimento de tijolinho e também reduzir os custos com os móveis planejados.

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, cozinha com canto alemão, mesa redonda e banco-bau.
(Gabriel Fernandes/Divulgação)

O banco em formato curvo, feito de MDF, tem uma abertura no tampo para armazenar itens utilizados com menos frequência. Na varanda, o aparador funciona como mesa, resultando em um espaço mais amplo para atender às necessidades da cliente ao receber seus convidados e não atrapalhando a circulação na área compacta.

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, quarto de casal com cabeceira ripada e quadros. Espelho no armário.
(Gabriel Fernandes/Divulgação)

Já na área íntima, há dois quartos, um banheiro social e a suíte principal. O primeiro dormitório funciona como escritório, no segundo há um closet e o terceiro é suíte principal. Todos os quartos estão equipados com uma cama para servir como quarto de hóspedes quando necessário.

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, quarto com painel de muxarabi na TV.
(Gabriel Fernandes/Divulgação)

Acomodar um armário grande e uma televisão de 50 polegadas na suíte (que tem uma parede com duas portas, além de uma janela na outra) foi um desafio. “Criamos um painel muxarabi para a televisão, posicionado acima da metade da janela. Essa solução permitiu centralizar a TV em relação à cama, que fica em frente à janela. Além disso, permitiu que a entrada de luz no quarto não fosse prejudicada, por se tratar de um painel vazado, que permite a passagem da iluminação natural”, conta o escritório.

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, sala com sofá cinza, teto e parede amadeirada e parede 3d.
(Gabriel Fernandes/Divulgação)

Tanto o teto da sala quanto o do closet são revestidos com piso vinílico, acrescentando um toque especial ao ambiente. “Na varanda, utilizamos algumas barras de vergalhão de forma criativa, formando um painel decorativo”, explica o escritório.

Prateleiras suspensas e muxarabi otimizam o espaço neste apê de 75 m². Projeto de Agê Arquitetura. Na foto, varanda com churrasqueira, prateleiras e plantas.
(Gabriel Fernandes/Divulgação)

Em relação aos materiais, há piso vinílico, revestimento cimentício, móveis de MDF, espelhos e iluminação em LED. Por fim, na iluminação foram utilizados diversos tipos de luminárias e fontes de luz, como perfis de LED, spots embutidos, sistema integrado de LED, trilho com spots, pendentes, arandelas, abajur de piso e luminária neon.

Veja mais fotos!

Publicidade