Casa Created with Sketch.

Posso usar o FGTS para pagar imóvel que não foi financiado?

Internauta quer saber se pode usar o FGTS para quitar dívida imobiliária junto à construtora sem ter que abrir um financiamento

exame-title

Dúvida de internauta: Posso usar meu FGTS para amortizar uma dívida junto à construtora pela compra de um imóvel não financiado em instituição financeira? Ou seja, é obrigatório ter um financiamento ativo para usar o FGTS ou eu posso pagar minha dívida diretamente com a construtora com recursos do fundo, sem uso do crédito imobiliário?

posso-usar-o-fgts-para-pagar-imovel-que-nao-foi-financiado

Resposta de Marcelo Prata*:

A utilização do FGTS para compra de um imóvel pode ocorrer tanto na amortização do financiamento imobiliário, na composição do valor a ser dado como entrada, como no pagamento total do imóvel. Essa última é conhecida como “Compra à vista com FGTS”, e para ser realizada basta procurar um agente financeiro e solicitar o saque total. Na prática, o processo é similar ao do financiamento. E o imóvel, bem como, o comprador, precisam se enquadrar nas regras de utilização do FGTS.

 

No caso que você mencionou, de um financiamento direto com a construtora, o FGTS, só poderá ser utilizado para quitação total do saldo devedor. Ou seja, não é possível amortizar e continuar pagando as parcelas. Isso só é possível caso o financiamento tenha sido tomado num banco. Portanto, se esse for seu caso, a sugestão é fazer o financiamento imobiliário numa instituição financeira, quitar o saldo devedor com a construtora e, posteriormente, amortizar com utilização do FGTS.

 

*Marcelo Prata é presidente da Associação Brasileira dos Correspondentes de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).

 

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

 

Envie outras perguntas sobre imóveis e financiamento imobiliário para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s