Piso de mármore e parede com painéis escuros dão elegância sóbria a apê
David Bastos, do escritório DB Arquitetos criou um projeto sofisticado com um home theather que pode ser isolado
Assim que comprou este apartamento de 320 m², em São Paulo, para morar com os filhos, a moradora encomendou um projeto de reforma geral ao arquiteto (e amigo de longa data) David Bastos, do escritório DB Arquitetos.
“Desta vez, a Wania nos pediu um apartamento moderno e com personalidade, um home theather aconchegante que pudesse ser isolado, quando necessário, e quatro suítes, sendo uma delas destinada a hóspedes, acumulando ainda a função de escritório”, conta ele.
Entre as principais alterações na planta do imóvel, algumas alvenarias do living e da cozinha foram demolidas para integrar os ambientes e aumentar a sensação de amplitude, deixando ainda a circulação mais fluida. Além disso, todas as suítes foram ajustadas para terem a mesma metragem e a área de serviço foi redimensionada para aumentar o closet e o banheiro da suíte master.
Na decoração, todas as peças são novas, exceto algumas obras de arte, que já faziam parte do acervo da cliente e foram aproveitadas no novo endereço. Segundo David, as principais referências e inspirações do projeto partiram dos próprios moradores.
“Harmonizamos móveis de estilo mais clássico com móveis de estilo contemporâneo para compor a decoração. Na sala de estar, por exemplo, a cômoda e o trio de mesas laterais pretas com frisos dourados, da Kcase, e o par de poltronas estofadas em tecido aveludado azul remetem ao passado e foram estrategicamente inseridos como elementos de destaque”, diz o arquiteto.
Na paleta de cores da área social foram usadas cores predominantemente sóbrias, com portas, painéis e forro em madeira, com acabamento acinzentado.
“A ideia foi criar uma base neutra e uma unidade visual, mas com personalidade, para destacar os móveis e as obras de arte”, diz David. Já nas suítes, os armários, papéis de parede e forro seguem uma escala cromática própria, que reflete a preferência de cada morador. Vale ressaltar ainda que todo o piso da área social foi revestido com mármore Vitória da Amazonas. Já os móveis e estofamentos vieram da Atrium, as cortinas da Uniflex Cidade Jardim (confeccionadas com tecido da Celina Dias) e os tapetes da Phenicia.
Veja mais fotos abaixo: