Pequeno home office na sala fica “escondido” por portas de correr neste apê
As arquitetas Izabela Lessa e Fernanda Zanetta, do escritório LessaZanetta Arquitetura criaram um projeto com área social ampla e integrada.
A nossa fase de vida, com a chegada do primeiro filho, foi o ponto de partida para que o casal de moradores encomendasse às arquitetas Izabela Lessa e Fernanda Zanetta, do escritório LessaZanetta Arquitetura, uma reforma radical do apartamento de 156 m², em Ipanema.
“Para ter mais sensação de amplitude, o casal pediu que toda a sala fosse integrada. Assim, a varanda existente foi unida à sala, criando uma área social mais fluida” comenta a arquiteta Izabela Lessa.
Outra mudança significativa foi a transformação do antigo escritório em uma suíte para o bebê. Para substituí-lo, foi projetado um novo ambiente que funciona tanto como home office como uma extensão da sala e conta com portas de correr que podem ser escondidas em um painel.
Até o hall de entrada recebeu um tratamento especial, sendo revestido em freijó nas paredes e no teto. A marcenaria em laca da sala de jantar conta com um aparador e um bar, também escondidos por uma porta de correr em espelho.
No décor, tons neutros predominam, com destaque para o uso de travertino bruto e freijó, que ajudam a criar uma atmosfera atemporal.
“Os pilares existentes, que não puderam ser removidos, foram revestidos em cimento queimado, enquanto a tubulação de água exposta foi coberta com chapa de aço corten. Isso garantiu que os detalhes técnicos da construção tivessem uma estética refinada, alinhada com o apartamento” explica Izabela Lessa.
“Trabalhos de artistas como Beatriz Milhazes, Bechara e Erika Verzutti dão o toque contemporâneo ao espaço e foram realçados com um projeto de iluminação do EstudioArq que cria um ambiente acolhedor à noite. Já o tapete azul contrasta de forma sutil com os elementos neutros do espaço” diz Fernanda Zanetta. Peças icônicas de design como a Luminária de Memory de Jader Almeida, a Poltrona Mole, o Banco Sônia e a Poltrona Kilin de Sergio Rodrigues e a mesa de centro Maria Preciosa, de Etel Carmona, deram um charme ao projeto.
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